Tecnologia: usar ou não usar?
por: Marina Azaredo
Projeto Aula Interativa mostra que a tecnologia pode fazre a diferença.
Foto: Divulgação
Muito se fala hoje sobre os poderes da tecnologia na Educação. Nós mesmos, aqui no Educar, já fizemos várias reportagens sobre o tema, como essa matéria que indica 40 sites educativos. A matéria teve sua primeira versão em 2009 e até hoje é uma das mais acessadas do nosso site, grande prova de realmente é um assunto de interesse dos nossos leitores.
Mas, diante de notícias de escolas que já adotaram tablets e lousas interativas, pergunta-se cada vez mais se tudo isso é eficaz para o que o Brasil realmente precisa: melhorar a qualidade do ensino e o desempenho escolar das nossas crianças e adolescentes. Pois um projeto recente da Dell mostrou que sim. Se aliada a programas pedagógicos, desenvolvimento de conteúdo, capacitação de professores e envolvimento da comunidade, a tecnologia tem, sim, poder de mudança.
O projeto Aula Interativa foi implantado em 23 escolas públicas de Hortolândia (SP), beneficiando mais de 6 mil alunos e 100 professores de 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental e 1º e 2º anos do Ensino Médio. Além de toda a parafernália tecnológica, que inclui lousa interativa, conexão sem fio, sistema de som, impressora e computador para professor, o Aula Interativa tem conteúdo desenvolvido por especialistas da Universidade de São Paulo (USP). E os professores envolvidos recebem treinamento para trabalhar com a nova metodologia pedagógica.
Os resultados do projeto foram avaliados pela Unesco e são bastante animadores: o rendimento em matemática dos alunos do Ensino Fundamental que participaram do projeto melhorou 20% — sete vezes mais que o grupo de controle, que foi apenas observado, e não recebeu o projeto. Segundo o estudo, 44% dos alunos responderam que aulas ministradas com tecnologia ficam mais interessantes e 54%, que estas aulas incentivaram o interesse pelo estudo.
Veja os depoimentos de uma professora e de uma estudante envolvidas no projeto:
“Este projeto é um meio de mostrar que a Educação no Brasil tem solução. É um começo de uma nova forma de educar – com inovação, interatividade e participação. Acho que esse é o caminho certo!”
Ana Maria Gonçalves Rocha, professora de Português da Escola Estadual Professora Paulina Rosa
“Agora eu me interesso mais pela aula, porque ela é mais interessante e tem mais recursos, e aprendo melhor porque é bem mais fácil ver e ouvir o que está sendo ensinado.”
Rebeca Cristina Silva de Oliveira, estudante da Escola Estadual Manoel Ignácio
A segunda etapa do projeto começou no início deste ano: os alunos receberam netbooks. Será que com computadores individuais o desempenho dos estudantes vai ficar ainda melhor? Vamos aguardar os resultados.
Site :
http://educarparacrescer.abril.com.br/blog/boletim-educacao/2011/07/08/tecnologia-usar-ou-nao-usar-2/
Páginas
- Início
- Agenda
- Página inicial
- Aulas
- Caminhos da Escola
- Criatividade
- Construção do Trabalho Pedagógico
- Superação Estilista sem um das mãos
- Dicas de Filmes
- Dicas de Filmes sobre Autismo
- Dicas de Livros
- Dicas de Sites e mais ...
- Espaço Psicopedagógico
- Filosofia da Educação - Prof. Mário Costa
- Fundamentos da História da Educação
- Filosofia e Ética da Educação
- Psicopedagogia Institucional
- Formação dos Educadores
- Língua Portuguesa
- Metodologia Científica
- Novidades
- Pós Graduação
- Vídeos TV Escola
- Trabalhos
- Pesquisa Pedagógica
- Pedagogo Roberto Carlos Ramos
Pedagogia
Pedagogia: A Ciência do Ensino
A Pedagogia é a ciência ou disciplina cujo objetivo é a reflexão, ordenação, a sistematização e a crítica do processo.
A Pedagogia é a ciência ou disciplina cujo objetivo é a reflexão, ordenação, a sistematização e a crítica do processo.
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)
Obrigado
Postagens populares
-
BRASIL TEM PRIMEIRO MUSICAL ESTRELADO POR CRIANÇAS COM AUTISMO Publicado em 21 de setembro de 2015 Brasil tem primeiro musical estrelad...
-
A Declaração de Salamanca Declaração de Salamanca (Salamanca - 1994) é uma resolução das Nações Unidas que trata dos princípios, política...
-
A Lousa Interativa é um recurso multimídia versátil, pois se adapta facilmente à necessidade de cada turma. Todo o conteúdo da aula pode se...
-
Livro Preconceito linguistico-marcos-bagno View more documents from Edgar Arruda
-
Projeto as tecnologias em sala de aula from isabelmarasca Apresentação Final do TCC from Kika Coimbra Tecnologias e...
-
O Método foi fundado pela médica italiana Maria Montessori, que defendia que a criança tem por si só a capacidade de aprender, basta qu...
-
Jovem supera doença parecida com o autismo e publica livro de mangá Uma formatura que ficará na memória de pais, alunos e professores da E...
-
Professora Vânia By Ericka Vanessa Metodologia científica paráfrase - slides View more presentations from kerolayne12345 .
-
Amigos se estiverem procurando pelo Livro Acessem este site e faça o Download, Livro completo A Língua de Eulália Marco Bagno Cliqu...
-
A lousa digital é como uma tela imensa de um computador, porém mais inteligente, pois é sensível ao toque. Desta forma, tudo o que se pensa...