Globo universidade
A Educação dos Pedagogos
Aprender Brincando
Educação infantil no Globo Universidade
Eu amo meu trabalho
Do campus: Monstros e bonecas
Educação infantil - íntegra
Do campus: A escola é legal
Da reportagem: O trabalho do educador infantil
Curso de Pedagogia capacita para diferentes funções nas escolas
Resolução do CNE de 2006 promove alterações na grade curricular de Licenciatura em Pedagogia e incorpora habilitações no curso regular
Site : http://redeglobo.globo.com/globouniversidade/noticia/2011/11/curso-de-pedagogia-capacita-para-diferentes-funcoes-nas-escolas.html
Cristina Carvalho, professora do Departamento deEducação da PUC-Rio (Foto: Reprodução de TV)
Até 2020, o país pretende ofertar vagas na educação infantil suficientes para atender a metade das crianças de até 3 anos e universalizar o ensino para os que têm 4 e 5 anos. É o que diz a primeira meta do novo Plano Nacional de Educação (PNE), elaborado pelo o Ministério da Educação (MEC), que atualmente tramita no Congresso Nacional. De acordo com o PNE, o Governo pretende estimular a formação dos professores voltada para a educação infantil, mas em 2006, o Conselho Nacional de Educação (CNE) publicou uma resolução (n° 01/06) que instituiu mudanças curriculares na Licenciatura em Pedagogia que já habilitavam o magistério na educação infantil.
“Não existem mais as habilitações, elas estão inseridas na formação. O pedagogo da PUC-Rio sai com a formação que permite a ele atuar na educação infantil, no primeiro segmento do ensino fundamental, na coordenação, na orientação e também nas matérias pedagógicas”, conta a professora do Departamento de Educação e coordenadora da pós-graduação em Educação Infantil da PUC-Rio, Cristina Carvalho.
Estas modificações foram feitas nos últimos cinco anos, para atender a resolução do CNE. Para a professora, no entanto, a reformulação do curso de Pedagogia no Brasil, na prática, ainda vai demorar. Apesar de o MEC recomendar – e estimular – a formação superior aos professores do ensino infantil, não é obrigatório. Basta, para isso, o curso Normal Médio.
A ideia, desde 2006, é unir em o único curso o que antes só era possível por meio de habilitações distintas. O aluno de Pedagogia tinha, então, que decidir em que área queria se formar – e nem todas as licenciaturas tinham opções de formação distintas:
“Os cursos de pedagogia no Brasil inteiro sempre apresentaram formatos diferenciados. O pedagogo poderia sair com a formação nas séries iniciais, que não englobava a educação infantil, com a habilitação em coordenação, para poder ser o coordenador de uma escola, também poderia atuar nas antigas escolas normais... Dependendo da universidade, a formação em educação infantil não estava contemplada”, explica Cristina.
A professora chama a atenção que a formação dos professores para a educação infantil tem como base teóricos importantes, como Lev Vygotsky e Jean Piaget, que estudaram os diferentes momentos pelos quais passa o aprendizado das crianças: a sensório-motor, a concreta e a abstrata.
“O mais importante é entender a concepção de infância com a qual se está trabalhando, é conseguir compreender a criança inserida em um contexto mais amplo, cultural, político e social, é compreender e conhecer a história da criança, se apropriar das questões que envolvem as particularidades da criança”, afirma Cristina.
Durante os quatro anos de formação da Pedagogia da PUC-Rio, os alunos passam por disciplinas como Filosofia da Educação, Sociologia da Educação, Organização Escolar, Processo de Alfabetização e Mídia, Tecnologias e Educação. Além das aulas teóricas, os estudantes fazem estágios em escolas públicas e privadas, e podem participar de estágios no Núcleo de Orientação e Aconselhamento Psicopedagógico (NOAP), que desenvolve um trabalho com alunos da rede pública que apresentam dificuldades de aprendizagem.
Formação de Educadores Parte I e II
Por que ser Educador no Brasil ?
Depoimento Amanda Gurgel - Rio Grande do Norte
Parte II
Páginas
- Início
- Agenda
- Página inicial
- Aulas
- Caminhos da Escola
- Criatividade
- Construção do Trabalho Pedagógico
- Superação Estilista sem um das mãos
- Dicas de Filmes
- Dicas de Filmes sobre Autismo
- Dicas de Livros
- Dicas de Sites e mais ...
- Espaço Psicopedagógico
- Filosofia da Educação - Prof. Mário Costa
- Fundamentos da História da Educação
- Filosofia e Ética da Educação
- Psicopedagogia Institucional
- Formação dos Educadores
- Língua Portuguesa
- Metodologia Científica
- Novidades
- Pós Graduação
- Vídeos TV Escola
- Trabalhos
- Pesquisa Pedagógica
- Pedagogo Roberto Carlos Ramos
Pedagogia
Pedagogia: A Ciência do Ensino
A Pedagogia é a ciência ou disciplina cujo objetivo é a reflexão, ordenação, a sistematização e a crítica do processo.
A Pedagogia é a ciência ou disciplina cujo objetivo é a reflexão, ordenação, a sistematização e a crítica do processo.
Assinar:
Postagens (Atom)
Obrigado
Postagens populares
-
BRASIL TEM PRIMEIRO MUSICAL ESTRELADO POR CRIANÇAS COM AUTISMO Publicado em 21 de setembro de 2015 Brasil tem primeiro musical estrelad...
-
A Declaração de Salamanca Declaração de Salamanca (Salamanca - 1994) é uma resolução das Nações Unidas que trata dos princípios, política...
-
A Lousa Interativa é um recurso multimídia versátil, pois se adapta facilmente à necessidade de cada turma. Todo o conteúdo da aula pode se...
-
Livro Preconceito linguistico-marcos-bagno View more documents from Edgar Arruda
-
Projeto as tecnologias em sala de aula from isabelmarasca Apresentação Final do TCC from Kika Coimbra Tecnologias e...
-
O Método foi fundado pela médica italiana Maria Montessori, que defendia que a criança tem por si só a capacidade de aprender, basta qu...
-
Jovem supera doença parecida com o autismo e publica livro de mangá Uma formatura que ficará na memória de pais, alunos e professores da E...
-
Professora Vânia By Ericka Vanessa Metodologia científica paráfrase - slides View more presentations from kerolayne12345 .
-
Amigos se estiverem procurando pelo Livro Acessem este site e faça o Download, Livro completo A Língua de Eulália Marco Bagno Cliqu...
-
A lousa digital é como uma tela imensa de um computador, porém mais inteligente, pois é sensível ao toque. Desta forma, tudo o que se pensa...