26/02/2011
DISCIPLINA:PESQUISA PEDAGÓGICA
"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino"( Paulo Freire )
ROTEIRO DA AULA
01. 08:30h – 09:20h -Algumas indagações(divisão da sala em trios,preferencialmente)
1.1 Vc, como professor, pesquisa?
1.2 Qual foi sua última pesquisa, pesquisou o quê?
1.3 Como vc trata a pesquisa no seu dia-a-dia? Ela faz parte do seu cotidiano, enquanto professor? Vc a insere na sua prática pedagógica?
1.4 Afinal, o que é pesquisa? E pesquisar , por quê? Ou para quê?
02. 09:20h – 10:00h - Apresentação dos grupos, com as idéias centrais.(eleição do relator do dia-livre e espontânea vontade) – entrega do material (síntese do que é pesquisa)
03. 10:00h – 10:15h – Café
04. 10:15h – 11:00h – DVD: Pedro Demo:Educar pela Pesquisa
Roteiro para os grupos(o que deve ser observado no DVD)
4.1 O comprometimento das Faculdades ou Centros Universitários com o processo de pesquisa
4.2 Os dois focos da pesquisa:1º: A Pesquisa, enquanto princípio científico;2º: A pesquisa, enquanto princípio educativo.
4.3Objetivo principal da pesquisa
4.4 Distinguir: autoridade do argumento e argumento da autoridade e sua importância na ciência
4.5 Função do aluno e função do professor, no processo de pesquisa
05. 11:00h – 11:20h discussão dos grupos sobre suas anotações referentes à fala do Professor Doutor Pedro Demo
06.11:20h – 11:50h – Apresentação dos grupos (anotações pelo relator do dia)
07. 11:50h – 12:05h – Considerações da professora sobre o tema discutido
08. 12:05h – 12:20h – distribuição dos trabalhos e explicações
09.12:20h – 12:30h – Encerramento: Texto: Desejos, de Carlos Drummond de Andrade
TRABALHOS (todos deverão ser feitos em dupla, com tolerância de 3 elementos no grupo)
1º Trabalho:Discutir, concordando ou discordando, com argumentação,as seguintes frases de Pedro Demo:
1.1 “ A característica emancipatória da educação exige a pesquisa como método formativo,pela razão principal de que somente um ambiente de sujeitos, gesta sujeitos.”
1.2 “ A base da escola é a pesquisa, não a aula. A pesquisa deve ser atitudde cotidiana do professor e do aluno.”
1.3 “ A pesquisa é o fundamento da docência.”
1.4 “Quem gosta de aula é professor, o aluno é vítima.”
1.5 “Procura-se:professor pesquisador.
1.6 ”No consenso, requer ceder.”
Data de entrega: dia 12/03
2º Trabalho: Com base, na letra da música de Chico Buarque: Cotidiano, faça uma comparação com o sua prática pedagógica(analise a letra da música e faça uma analogia com o seu cotidiano) _ A letra da música já está disponível na XEROX da Faculdade e no site , a partir de sábado à noite.
Data de entrega: dia 12/03
3º Trabalho:Com base na obra de Edgar Morin: Os sete saberes necessários à educação do futuro (disponível o resumo na xerox, e no site, a partir do sábado à noite), faça uma análise crítica dos capítulos I, II e V, que trata das cegueiras do conhecimento, do conhecimento pertinente e do enfrentamento das incertezas.
Contemplar, na sua síntese: o erro e a ilusão, os erros intelectuais e da razão, a importância de um conhecimento que seja pertinente, ou seja, contextualizado, que faça sentido, e por fim,a incerteza do conhecimento e sua desconstrução.
Data de entrega: dia 26/03
4ºTrabalho: Uma resenha do Livro de Bernard Charlot: “ Relação com o saber:formação dos professores e a globalização:questões para educadores de hoje.”
(disponível o resumo na xerox, e no site, a partir do sábado à noite),
Data de entrega: dia 26/03
Professora Luciene
____________________________________________
1ª Semana Acadêmica do Curso de Pedagógia
FACIC CRUZEIRO
Programação
Dia 06 de Agosto - Sábado ás 08:30 h
Palestra : A ética no ambiente de Trabalho
Professor de Filosofia: Mário Flávio costa
Dia 08 de Agosto - Segunda-Feira ás 19:30h
Palestra : O novo acordo ortográfico
Professora : Eloá Meirelles, mestre
Dia 10 de Agosto - Quarta-feira ás 19:30 h
Palestra : A motivação na educação
Professor e Administrador de Empresas: Joselito Lemes
Dia 12 de Agosto Sexta-feira ás 19:30 h
Palestra : O processo de criação literária, com lançamento do seu livro : Lapsos e tessituras
Professor de Língua Portuguesae escritor: Jurandir Rodrigues
Dia 13 de Agosto Sábado ás 8:30h
Palestra: A importância da pesquisa na vida do professor
Professor e mestre pela PUC: Alexandre Gonçalves
- Trabalhos de Metodologia Científica
Resumo da Fábula da Águia e da Galinha
Trabalho sobre O Diálogo entre o ensino e a aprendizagem