Páginas
- Início
- Agenda
- Página inicial
- Aulas
- Caminhos da Escola
- Criatividade
- Construção do Trabalho Pedagógico
- Superação Estilista sem um das mãos
- Dicas de Filmes
- Dicas de Filmes sobre Autismo
- Dicas de Livros
- Dicas de Sites e mais ...
- Espaço Psicopedagógico
- Filosofia da Educação - Prof. Mário Costa
- Fundamentos da História da Educação
- Filosofia e Ética da Educação
- Psicopedagogia Institucional
- Formação dos Educadores
- Língua Portuguesa
- Metodologia Científica
- Novidades
- Pós Graduação
- Vídeos TV Escola
- Trabalhos
- Pesquisa Pedagógica
- Pedagogo Roberto Carlos Ramos
Pedagogia
Pedagogia: A Ciência do Ensino
A Pedagogia é a ciência ou disciplina cujo objetivo é a reflexão, ordenação, a sistematização e a crítica do processo.
A Pedagogia é a ciência ou disciplina cujo objetivo é a reflexão, ordenação, a sistematização e a crítica do processo.
domingo, 3 de março de 2013
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013
Síndrome de Asperger
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Síndrome de Asperger era um transtorno do espectro autista, diferenciando-se do autismo clássico por apresentar fala. A validade do diagnóstico de SA como condição distinta do autismo é incerta, tendo sido aprovada a sua eliminação do "Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais" (DSM), sendo fundida com o autismo.
A SA é mais comum no sexo masculino. Quando adultos, muitos podem viver de forma comum, como qualquer outra pessoa, entretanto, além de suas qualidades, sempre enfrentarão certas dificuldades peculiares à sua condição. Há indivíduos com Asperger que se tornaram professores universitários (como Vernon Smith, Prémio de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel de 2002).
Um dos primeiros usos do termo "síndrome de Asperger" foi por Lorna Wing em 1981 num jornal médico, que pretendia desta forma homenagear Hans Asperger, um psiquiatra e pediatra austríaco cujo trabalho não foi reconhecido internacionalmente até a década de 1990. A síndrome foi reconhecida pela primeira vez no DSM, na sua quarta edição, em 1994 (DSM-IV).
Algumas características dos Aspergers são: dificuldade de interação social, dificuldades em processar e expressar emoções (este problema leva a que as outras pessoas se afastem por pensarem que o indivíduo não sente empatia), interpretação muito literal da linguagem, dificuldade com mudanças em sua rotina, pessoas desconhecidas, ou que não vêem há muito tempo, comportamentos estereotipados. No entanto, isso pode ser conciliado com desenvolvimento cognitivo normal ou alto.
Alguns estudiosos afirmam que grandes personalidades da História possuíam fortes traços da síndrome de Asperger, como os físicos Isaac Newton e Albert Einstein, John Kimble e Wittgenstein, o naturalista Charles Darwin, o pintor renascentista Michelangelo, os cineastas Stanley Kubrick, Andy Warhol e Tim Burton, o cantor britânico Gary Numan , o enxadrista/xadrezista Bobby Fischer , a Bióloga formada em PHD Temple Grandin e o americano Jason McElwain, que ficou famoso após uma partida perfeita em um jogo de Basquete.
Todo 18 de fevereiro celebra-se o Dia Internacional da Síndrome de Asperger, data do nascimento de Hans Asperger, que deu nome à síndrome.
A SA é mais comum no sexo masculino. Quando adultos, muitos podem viver de forma comum, como qualquer outra pessoa, entretanto, além de suas qualidades, sempre enfrentarão certas dificuldades peculiares à sua condição. Há indivíduos com Asperger que se tornaram professores universitários (como Vernon Smith, Prémio de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel de 2002).
Um dos primeiros usos do termo "síndrome de Asperger" foi por Lorna Wing em 1981 num jornal médico, que pretendia desta forma homenagear Hans Asperger, um psiquiatra e pediatra austríaco cujo trabalho não foi reconhecido internacionalmente até a década de 1990. A síndrome foi reconhecida pela primeira vez no DSM, na sua quarta edição, em 1994 (DSM-IV).
Algumas características dos Aspergers são: dificuldade de interação social, dificuldades em processar e expressar emoções (este problema leva a que as outras pessoas se afastem por pensarem que o indivíduo não sente empatia), interpretação muito literal da linguagem, dificuldade com mudanças em sua rotina, pessoas desconhecidas, ou que não vêem há muito tempo, comportamentos estereotipados. No entanto, isso pode ser conciliado com desenvolvimento cognitivo normal ou alto.
Alguns estudiosos afirmam que grandes personalidades da História possuíam fortes traços da síndrome de Asperger, como os físicos Isaac Newton e Albert Einstein, John Kimble e Wittgenstein, o naturalista Charles Darwin, o pintor renascentista Michelangelo, os cineastas Stanley Kubrick, Andy Warhol e Tim Burton, o cantor britânico Gary Numan , o enxadrista/xadrezista Bobby Fischer , a Bióloga formada em PHD Temple Grandin e o americano Jason McElwain, que ficou famoso após uma partida perfeita em um jogo de Basquete.
Todo 18 de fevereiro celebra-se o Dia Internacional da Síndrome de Asperger, data do nascimento de Hans Asperger, que deu nome à síndrome.
domingo, 24 de fevereiro de 2013
Os Dilexos Famosos
Os Vinte Disléxicos mais Famosos
Como é amplamente sabido, a dislexia é uma das mais comuns deficiências de aprendizado. Alguns pesquisadores acreditam que, quanto mais cedo é tratada a dislexia, maior a chance de corrigir as falhas nas conexões cerebrais da criança. Em outras palavras, a dislexia, se tratada nos primeiros anos de vida da criança, pode ser curada por completo. Nunca é tarde demais para ensinar disléxicos a ler e a processar informações com mais eficiência. Diferente da fala, a leitura precisa ser ensinada.
Eis as dificuldades principais que uma criança disléxica pode apresentar na vida escolar:
• Tem dificuldade em dividir palavras em sílabas.
• Não consegue ler palavras simples e monossilábicas, tais como "rei" ou "bom".
• Comete erros de leitura que demonstram uma dificuldade em relacionar letras a seus respectivos sons.
• Tem dificuldade em reconhecer fonemas.
• Reclama que ler é muito difícil.
• Freqüentemente comete erros quando escreve e soletra palavras.
• Memoriza textos sem compreendê-los.
Mesmo vivenciando essas dificuldades, com maior ou menor intensidade, algumas pessoas conseguiram desempenhar brilhantemente suas atividades na literatura, na ciência, na escultura, no esporte, no cinema, nos negócios na pintura, na política e outros campos.
Dentre todas elas, as seguintes são mais notórias:
Albert Einstein
Alexander Graham Bell
Agatha Christie
Auguste Rodin
Charles Darwin
Gustave FlaubertBen Johnson
Harry Belafonte
Leonardo Da Vinci
Margaux Hemingway
Oliver Reed
Nelson Rockefeller
Robin Williams
Thomas A. Edison
Tom Cruise
Walt Disney
Woopy Goldberg
Winston Churchill
Woodrow Wilson
Livy Taylor
Whoopi Goldberg
Como é amplamente sabido, a dislexia é uma das mais comuns deficiências de aprendizado. Alguns pesquisadores acreditam que, quanto mais cedo é tratada a dislexia, maior a chance de corrigir as falhas nas conexões cerebrais da criança. Em outras palavras, a dislexia, se tratada nos primeiros anos de vida da criança, pode ser curada por completo. Nunca é tarde demais para ensinar disléxicos a ler e a processar informações com mais eficiência. Diferente da fala, a leitura precisa ser ensinada.
Eis as dificuldades principais que uma criança disléxica pode apresentar na vida escolar:
• Tem dificuldade em dividir palavras em sílabas.
• Não consegue ler palavras simples e monossilábicas, tais como "rei" ou "bom".
• Comete erros de leitura que demonstram uma dificuldade em relacionar letras a seus respectivos sons.
• Tem dificuldade em reconhecer fonemas.
• Reclama que ler é muito difícil.
• Freqüentemente comete erros quando escreve e soletra palavras.
• Memoriza textos sem compreendê-los.
Mesmo vivenciando essas dificuldades, com maior ou menor intensidade, algumas pessoas conseguiram desempenhar brilhantemente suas atividades na literatura, na ciência, na escultura, no esporte, no cinema, nos negócios na pintura, na política e outros campos.
Dentre todas elas, as seguintes são mais notórias:
Albert Einstein
Alexander Graham Bell
Agatha Christie
Auguste Rodin
Charles Darwin
Gustave FlaubertBen Johnson
Harry Belafonte
Leonardo Da Vinci
Margaux Hemingway
Oliver Reed
Nelson Rockefeller
Robin Williams
Thomas A. Edison
Tom Cruise
Walt Disney
Woopy Goldberg
Winston Churchill
Woodrow Wilson
Livy Taylor
Whoopi Goldberg
Material sobre Pós de Psicopedagogia: Tópicos Importantes para vida
Hiperatividade - O que é ser hiperativo? Como diagnosticar e tratar hiperatividade?
A hiperatividade é um dos componentes mais conhecidos do TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. A criança hiperativa mostra atividade maior que outras crianças da mesma idade. É comum as crianças serem ativas, sem que isto seja uma hiperatividade anormal ou patológica. A diferença é que a criança hiperativa mostra um excesso de comportamentos, em relação às outras crianças, além de dificuldade em manter a concentração, impulsividade e agitação. A criança hiperativa é um desafio para seus pais, familiares e professores.
A hiperatividade
pode ocorrer em diferentes graus de intensidade, com sintomas variando entre
leves a graves. A depender da gravidade destes sintomas, a hiperatividade pode
comprometer o desenvolvimento e a expressão linguística, a memória
e habilidades motoras. Pode afetar crianças, adolescentes e até mesmo alguns
adultos, embora o mais comum seja encontrar meninos
hiperativos.
É importante que as causas da hiperatividade
sejam identificadas de forma correta. A falta de um bom diagnóstico
diferencial pode levar a tratamentos
inadequados. Saber mais sobre diagnóstico e
tratamento para hiperatividade no TDAH faz toda a diferença na hora de
ajudar seu filho. - Nem todas as formas de hiperatividade tem relação com déficit de atenção. Outras causas possíveis são alterações metabólicas e hormonais, intoxicação por chumbo, complicações no parto, abuso de substâncias durante a gestação, entre outras. Problemas situacionais, como crises familiares (luto, separação dos pais e outras mudanças) podem ser traumáticas para crianças e levarem a um quadro de hiperatividade reativa.
- Todas estas possíveis causas devem ser investigadas antes de iniciar o tratamento da hiperatividade, especialmente quando se desconfia de hiperatividade em bebês.
- Um especialista em comportamento infantil pode ajudar a distinguir entre a criança normalmente ativa e enérgica e a criança realmente hiperativa. As crianças até mesmo as menores podem correr, brincar e agitar-se felizes durante horas sem cochilar, dormir ou demonstrar qualquer cansaço. Para garantir que a criança realmente hiperativa seja tratada adequadamente - e evitar tratar erroneamente uma criança normal - é importante que seu filho receba um diagnóstico preciso.
É também possível encontrar Déficit
de Atenção sem Hiperatividade. Há mais de um tipo de TDAH:
TDAH Tipo
Desatento, TDAH
Tipo Hiperativo-Impulsivo e TDAH Misto /
Combinado. Faça um dos testes
online do IPDA.
Link
para o artigo original:
www.dda-deficitdeatencao.com.br/hiperatividade/index.html - Escrito por
Cacilda Amorim, Diretora Clínica do IPDA. Se copiar ou citar este artigo,
mantenha esta nota e o link original.
http://www.dda-deficitdeatencao.com.br/hiperatividade/index.html
sábado, 23 de fevereiro de 2013
Visualizações do Blog
Obrigado Galera, Thank you !
Visualizações de página por país
Visualizações de página por país
Entrada | Visualizações de página |
---|---|
Brasil
|
5707
|
Estados Unidos 517
| |
Portugal
|
119
|
Rússia
|
110
|
Alemanha
|
106
|
França
|
8
|
Paraguai
|
7
|
Argentina
|
6
|
México
|
6
|
Ucrânia
|
6
|
Recado
Galera da Pós Graduação de Psicopedagogia
Galera no arquivo de Pastas Acima tem a Pasta Pós Graduação clique nesta pasta, lá esta o Filme Completo Como Estrelas na Terra.
Este espaço será nosso. Aproveitem.
Ká Rodrigues Alves
Acima temos pasta de Dicas de Filme vale á pena conferir.
Vamos Saber mais sobre Psicopedagogia
Áreas de Atuação
O curso: O curso de pós-graduação em psicopedagogia oferece capacitação ao profissional para dar o suporte necessário aos processos de aprendizagem e ao desenvolvimento cognitivo do aluno. O curso também oferece prática psicopedagógica clínica mediante estágio supervisionado. O curso oferece fundamentação teórica e prática de diferentes concepções e propostas da psicopedagogia.
Público alvo:Profissionais graduados em nível superior com interesse na área.
Objetivo:Fundamentar teoricamente os profissionais para atuarem na área da Psicopedagogia Clínica e Institucional oportunizando a prática psicopedagógica mediante estágio supervisionado.
Existem dois Tipos de Psicopedagogia a Institucional e a Clínica.
Clínico: desenvolver competências e habilidades no aluno, preparando-o para trabalhar na identificação, análise e na elaboração de uma metodologia de diagnóstico e de intervenção/orientação (individual, grupal, familiar e dos profissionais envolvidos) nas questões que envolvem a aprendizagem humana.
Institucional: considerando-se que o objeto de estudo é a pessoa em desenvolvimento e as alterações de tais processos, buscar-se-á desenvolver competências e habilidades no aluno para que este seja capaz de focalizar as possibilidades do aprender, num sentido amplo, não se restringindo a uma só agência, isto é, a educação formal, mas possibilitando a atuação preventiva do psicopedagogo na comunidade (ONGs, hospitais, empresas, creches, família).
Galera no arquivo de Pastas Acima tem a Pasta Pós Graduação clique nesta pasta, lá esta o Filme Completo Como Estrelas na Terra.
Este espaço será nosso. Aproveitem.
Ká Rodrigues Alves
Acima temos pasta de Dicas de Filme vale á pena conferir.
Vamos Saber mais sobre Psicopedagogia
Objetivo do Curso
Formar profissionais que disponham de uma visão global do campo da Psicopedagogia e das características da ação preventiva e remediativa, para sua atuação em contexto educacional e clínico.Público-Alvo
Profissionais das áreas de educação e saúde: pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, professores de diferentes campos do conhecimento.Áreas de Atuação
Atua em instituições de ensino e empresas. Nos âmbitos público ou privado há oportunidades para o psicopedagogo em coordenação e atendimento, educação infantil e para adultos, capacitação funcional, associações filantrópicas e em entidades comunitárias.
O curso: O curso de pós-graduação em psicopedagogia oferece capacitação ao profissional para dar o suporte necessário aos processos de aprendizagem e ao desenvolvimento cognitivo do aluno. O curso também oferece prática psicopedagógica clínica mediante estágio supervisionado. O curso oferece fundamentação teórica e prática de diferentes concepções e propostas da psicopedagogia.
Público alvo:Profissionais graduados em nível superior com interesse na área.
Objetivo:Fundamentar teoricamente os profissionais para atuarem na área da Psicopedagogia Clínica e Institucional oportunizando a prática psicopedagógica mediante estágio supervisionado.
Existem dois Tipos de Psicopedagogia a Institucional e a Clínica.
Clínico: desenvolver competências e habilidades no aluno, preparando-o para trabalhar na identificação, análise e na elaboração de uma metodologia de diagnóstico e de intervenção/orientação (individual, grupal, familiar e dos profissionais envolvidos) nas questões que envolvem a aprendizagem humana.
Institucional: considerando-se que o objeto de estudo é a pessoa em desenvolvimento e as alterações de tais processos, buscar-se-á desenvolver competências e habilidades no aluno para que este seja capaz de focalizar as possibilidades do aprender, num sentido amplo, não se restringindo a uma só agência, isto é, a educação formal, mas possibilitando a atuação preventiva do psicopedagogo na comunidade (ONGs, hospitais, empresas, creches, família).
domingo, 26 de agosto de 2012
Dicas : Livro O Corpo Fala
Os melhores livros que conheço sobre esse tema são:
Livro - O Corpo Fala de Pierre Weil & Roland Tompakow
Livro - Desvendando os Segredos da Linguagem Corporal - Allan - Barbara Pease
Livro - O livro definitivo da linguagem corporal - De Allan e Barbara Pease
Existem outros que só é fazer uma pesquisa rápida no Google.
Link para baixar grátis “O Corpo Fala” e “Desvendando os Segredos da Linguagem Corporal (links abaixo):
http://www.hippies.com.br/download/livro…
http://www.baixedetudo.net/desvendando-o
Resenha : O Corpo Fala
O CORPO SE REVELA ATRAVÉS DOS MOVIMENTOS
O ato de movimentar merece nossa atenção, pois as pessoas se comunicam através de uma fascinante linguagem corporal, baseadas nos símbolos.
Sendo nosso corpo centro das informações para nós mesmos.
Os autores do livro “O Corpo Fala” procura comparar o corpo humano a uma “esfinge” dividindo em três partes. O boi representando os desejos, o leão que representa os sentimentos, a águia representando os pensamentos.
Os autores prosseguem argumentando que nossos movimentos corporais, atitudes, tom de voz, em fim tudo que expressamos que muitas vezes não percebemos.
Não é só por meio de palavras que a gente pode se comunicar. Muitas vezes nosso corpo dá sinais que dizem muito mais que nossa boca.
O corpo fala o que a mente contém. O olhar que nos evita, o sorriso que não chega são muitos os sinais que o corpo pode estar revelando a todo momento nossos sentimentos, até mesmos nossos pensamentos.
A linguagem corporal bem interpretada ajuda-nos a entender melhor nosso semelhante de forma mais inteligente para um melhor relacionamento com as pessoas.
FILME: “NELL”
O autor do Filme “Nell” trata da historia de uma jovem que viveu afastada do convívio humano, vivendo isolada com sua mãe numa floresta distante da cidade.
Após a morte de sua mãe e de sua Irma gêmea que morreu ainda criança Nell passa a viver sozinha. O filme em seu contexto nos mostra que a linguagem apresentada por Nell, é reveladora. Ela adquiriu sua primeira língua a partir do contato com sua mãe que tinha paralisia facial e por isso apresentava dificuldades na articulação. Disso decorrem aspectos fonéticos muito interessantes da personagem em que ela reproduz as mesmas dificuldades de sua mãe.
A partir do momento que a personagem passou manter interações com outras pessoas o médico e a psicóloga, ela apresentou sérios problemas de comunicação verbal.
Nell não conheceu outras pessoas até sua idade adulta, desenvolvendo uma linguagem difícil de entender, deixando a impressão inicial de que falava uma espécie de linguagem selvagem incompreensível para os padrões normais.
Com isso despertando interesse de uma equipe médica em estudar o caso.
A maneira dela comunicar era apresentando movimentos repetitivos em frente ao espelho brincava com sua imagem. Nell expressava seu pensamento através de uma linguagem própria trazendo a forma para o seu pensamento baseada nos símbolos que a rodeia.
CONCLUSÃO
Percebe-se que pela linguagem do corpo, dizemos muitas coisas aos outros. Se o corpo não falasse a palavra não teria sentido. Compreender a linguagem dos gestos é construir no interior de cada uma mais segurança e liberdade para escolher sua conduta, pois o homem torna-se responsável pelas suas atitudes.
É muito importante que as pessoas percebam a importância da linguagem corporal permitindo assim lidar consigo mesmos e com os outros.
NELL. Direção: Michael Apted. Produção: Renee Missel e Jodie Foster. Protagonistas: Jodie Foster, Liam Neeson e Natasha Richardson. Fox Vídeo, 1995. 115 min.
Weil, Pierre; TOMPAKOW, Roland. O Corpo Fala. 52. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
Maria das Dôres Cota Costa
Aluna do 5º período do Curso Normal Superior/UNIPAC
segunda-feira, 9 de julho de 2012
Programa Estréia Completo : Na Moral com Pedro Bial
Politicamente Correto é o tema do programa de estréia
Não somente para nós educadores , vale para todos, vale muito a pena conferir!
Não somente para nós educadores , vale para todos, vale muito a pena conferir!
Assinar:
Postagens (Atom)
Obrigado
Postagens populares
-
BRASIL TEM PRIMEIRO MUSICAL ESTRELADO POR CRIANÇAS COM AUTISMO Publicado em 21 de setembro de 2015 Brasil tem primeiro musical estrelad...
-
A Declaração de Salamanca Declaração de Salamanca (Salamanca - 1994) é uma resolução das Nações Unidas que trata dos princípios, política...
-
A Lousa Interativa é um recurso multimídia versátil, pois se adapta facilmente à necessidade de cada turma. Todo o conteúdo da aula pode se...
-
Livro Preconceito linguistico-marcos-bagno View more documents from Edgar Arruda
-
Projeto as tecnologias em sala de aula from isabelmarasca Apresentação Final do TCC from Kika Coimbra Tecnologias e...
-
O Método foi fundado pela médica italiana Maria Montessori, que defendia que a criança tem por si só a capacidade de aprender, basta qu...
-
Jovem supera doença parecida com o autismo e publica livro de mangá Uma formatura que ficará na memória de pais, alunos e professores da E...
-
Professora Vânia By Ericka Vanessa Metodologia científica paráfrase - slides View more presentations from kerolayne12345 .
-
Amigos se estiverem procurando pelo Livro Acessem este site e faça o Download, Livro completo A Língua de Eulália Marco Bagno Cliqu...
-
A lousa digital é como uma tela imensa de um computador, porém mais inteligente, pois é sensível ao toque. Desta forma, tudo o que se pensa...