Pedagogo Roberto Carlos Ramos

Historiador e Pedagogo Uma lição de vida !

Roberto Carlos Ramos é um pedagogo e contador de histórias brasileiro. Sua história de vida inspirou o diretor Luiz Villaça em seu filme O Contador de Histórias. Roberto Carlos se deixou de ser menino de rua em Belo Horizonte, tornando-se personagem central de um filme, é contador de histórias reconhecido como um dos dez melhores do mundo, escritor e palestrante.
Roberto Carlos é o mais novo de 10 irmãos, viveu com a família até os seis anos de idade, quando foi conduzido por sua mãe para viver na Fundação para o Bem-estar do Menor (Febem), que mais tarde tornou-se a Fundação CASA, na esperança de garantir um futuro melhor para o filho.
“Falava-se na época que a Febem era uma instituição preocupada com o bem-estar das crianças -- era o local onde recebiam boa alimentação e educação escolar. A mãe e o filho estavam esperançosos. O menino pensava que estava deixando para trás uma vida miserável, e a mãe achava que um dia, quem sabe, teria um filho doutor. ”
Até os treze anos Roberto Carlos viveu na Febem entre fugas e retornos. Teve 132 fugas registradas, não se alfabetizou, envolveu-se com drogas e em atos infracionais quando estava livre nas ruas de Belo Horizonte. Foi classificado pela instituição de "irrecuperável", quando foi adotado em 1979 por uma pesquisadora francesa, Margherit Duvas, que estava visitando a Febem para sua tese de Doutorado. Um ano depois, já alfabetizado foi levado por ela para a França, aprendeu a falar francês e concluiu os estudos.Viveu em Marselha 8 anos até completar vinte e um anos, quando retornou ao Brasil para cursar a faculdade na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ao concluir o curso, retornou à Febem como estagiário, e adotou lá o primeiro dos 13 filhos que adotou ao longo de sua vida. Margherit Duvas morreu na França em 1986 quando Roberto Carlos Ramos tinha 21 anos e já estava no Brasil.
Obra[editar | editar código-fonte]
O pedagogo Roberto Carlos dedicou boa parte de sua carreira como escritor aos livros infantis. Seus livros possuem uma narrativa próxima às histórias narradas oralmente por ele, alguns acompanhados de cd de audio ou DVD's com animações ou com a presença do próprio Roberto Carlos contando as histórias.
Sua obra consiste de cinco livros:
A Arte de Construir Cidadãos: As 15 lições da Pedagogia do Amor
When The Night is Dark in Brazil
Marambaia
O Contador de Histórias
Resgatando e Contando Nossas Histórias Folclóricas
O Dia depois de amanhã em Minas
O Morro e a Morte
Prêmios e condecorações[editar | editar código-fonte]
Membro da Associação Internacional de Contadores de História e Valorização da Expressão Oral de Marselha/França;
Movimento GNT/A Vida Como Ela Pode Ser – Parque Ibirapuera SP: “Certificado de Participante do Movimento GNT, Paz nas Cidades;
Agraciado entre 16 e 17 de agosto, em Seatle (EUA), com o prêmio “The Ten Best”, como um dos dez melhores contadores de história da atualidade;
Agraciado com o premi Federasul (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul), como melhor palestra proferida em 2000;
Agraciado em 3 de março de 2001 com a comenda da Paz Chico Xavier, pelo governo do Estado de Minas Gerais;
Agraciado no dia 1º de maio de 2001 com o prêmio Sou Voluntário Sou Minas Gerais, na categoria Exemplos que Motivam;
Agraciado em 24 de maio de 2002, com o prêmio máximo da indústria mineira, pela FIEMG, na categoria “Dignificação Humana”.


Entrevista de Roberto Carlos Ramos no Jô Soares




Filme o Contador de Histórias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário !

Obrigado

Obrigado

Artes Design Informática

Artes Design Informática
Clique e Acesse Site

Postagens populares

Dicas de Moda & Beleza

Dicas de Moda & Beleza
Acesse