PSICOGENESE DA
LÍNGUA ESCRITA: intervir para avançar
Nível Pré-silábico
PS1
PS2
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Características Principais
PS1
- Relação entre o nome e o tamanho do objeto;
- É preciso uma quantidade mínima de letras para que esteja escrito alguma coisa;
- É preciso um mínimo de caracteres para que uma série de letras sirva para ler.
O que deve ser
trabalhado no nível Pré-silábico
- Atividades com nomes próprios e outras listas: cadernos de autógrafos, agenda da turma, atividades da semana.
- A relação grafema-fonema (letra-som) com alfabetos cantados, bingo de letras, de rótulos, atividades com alfabeto vivo, atividades com fichário dos nomes dos alunos.
- Formar o “Tesouro da Classe” com palavras significativas que repertoriem as crianças.
- Presenciar frequentemente atos de leitura e escrita, observando onde se lê e como e o que se pode escrever.
- Explorar e manusear as letras do alfabeto em diferentes materiais e contextos: crachás, rótulos, textos, bingos, etiquetagens, legendas, jogos (memória e baralho alfabético), colagens e recortes.
- Analisar a quantidade, variedade, posição de letras, comparando, seriando, completando e classificando palavras pela letra inicial/final, em um contexto significativo (ex: nomes próprios).
- Atividades com aspectos topológicos das letras: sacola surpresa, alfabeto corporal, caminhando com as letras, agrupamentos por características semelhantes, dentre outras.
- Muitas atividades de escrita espontânea e não cópias.
Nível
Silábico
Características
Principais
O que deve ser
trabalhado no nível Silábico
Nível
Silábico-alfabético
Características
Principais
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Nível
Alfabético
Características
Principais
- Escreve com dois sinais gráficos para cada sílaba oral.
- É importante conhecer o valor sonoro convencional das letras.
- Há necessidade de distinguir algumas unidades linguísticas tais como: letras, sílabas, palavras e textos.
- Estar alfabético não significa estar alfabetizado.
Nível
Alfabetizado
Alfabetizado 1 |
- Se caracteriza pela hipótese de que, a cada vez que se abre a boca para se pronunciar uma palavra, se escreve obrigatoriamente uma consoante e uma vogal, nesta mesma ordem rígida.
Ex: escada –
SECADA
Alfabetizado
2
Alf2
- A ordem “consoante-vogal” pode ser invertida.
- Às vezes, a sílaba tem somente uma vogal ou até duas.
- Às vezes, a sílaba tem duas consoantes, ou juntas ou separadas por vogal.
Ex: pro – PROFESSORA,
jor – JORNAL.
Alfabetizado
3
Alf3
- Constatação de que há sons que deverão ser representados por duas letras.
Ex: NH, LH, CH, RR,
SS.
Alfabetizado
4
Alf4
- Processo no qual o aluno apresenta mais um conflito e outra descoberta, a de que uma consoante pode ser desacompanhada de vogal.
Ex: PNEU, OBJETO,
ADVOGADO.
O que deve ser
trabalhado nos níveis Alfabético e Alfabetizado
- Atividades que reforcem a compreensão da relação grafema-fonema (letra-som) para que entendam a construção da sílaba como, por exemplo, alfabetos cantados, bingos de letras, de rótulos, atividades com alfabeto vivo, atividade com fichário dos nomes dos alunos.
- Atividades que visem descolar a escrita da fala, como no caso das palavras. CADIADO e KAVALU – as vogais E e O no final de sílabas átonas assumem o valor sonoro de /i/ e /u/, por isso que se fala /cadiado/ e se escreve CADEADO, fala-se /cavalu/ e escreve CAVALO, fala-se /leiti/ e escreve-se LEITE.
- Atividades para trabalhar as convenções ortográficas, como: dígrafos orais (ch, lh, nh, qu, gu, rr, ss, sc, xc) e nasais (am, an, em, en, im, in, om, on, um, un) como na escrita da palavras “aranha” e “campo” e usos de letras que representam o som /s/
- Atividade para evitar a hipercorreção (no afã de acertar erra), como na escrita da palavra CUECA escreve COECA.
- Trabalho intenso de leitura de diferentes gêneros: leitura compartilhada, silenciosa, em capítulos, em diferentes ambientes, por diferentes motivos, com dramatização, com interpretação oral, sugerindo mudanças, criando versões, recriando finais, introduzindo elementos, comparando narrativas, notícias, enredos, propagandas, explorando rimas.
- Produzir textos: coletivamente, em grupos, em duplas, sozinho, a partir de imagens, de leituras, de situações, de questionamentos, de necessidades de informar, divulgar, pesquisar, discordar, concordar, divertir, recontar, anunciar, convidar.
- Montar e explorar bancos de palavras e construir coletivamente as regras ortográficas regulares, usar jogos de raciocínio para fixação destas regras.
- Montar e explorar bancos de palavras com dificuldades ortográficas irregulares.
- Organizar jogos com regras para memorização das mesmas.
- Trabalhar revisão de textos produzidos coletivamente (grupos, duplas) ou individualmente.
- Trabalhar com a análise linguística de textos bem escritos.
- Atividades de desenvolvimento da oralidade com posterior produção escrita.
- Leitura de histórias e demais narrativas com posterior reconto oral e escrito.
SONDAGEM
Inicial e para
alunos não alfabetizados
- Ditar uma lista de 4 (quatro) palavras (que não sabe de memória) sem apoio de outras fontes e uma frase.
- As palavras escolhidas não devem ter vogais em sílabas seguidas. Ex: PETECA, pois o aluno tem dificuldades em repetir vogais, para escrita na hipótese silábica – EEA
- A lista deve ser lida pelo aluno assim que terminar de escrevê-la.
- Deve-se ditar 4 palavras começando por uma polissílaba, depois trissílaba, dissílaba e monossílaba, isto é, numa ordem decrescente de sílabas, para confrontar com a questão de que é necessário uma quantidade mínima de letras para que algo seja escrito.
Alunos
alfabetizados
- Leitura de um texto pelo professor e ditado de 10 palavras. Para escolha destas palavras é necessário ter alguns cuidados sobre as diferentes configurações de sílabas:
- V – só uma vogal. Ex: amigo
- CV – uma consoante e uma vogal. Essa formação de sílaba é chamada de
canônica, por ser a
mais visual de nosso sistema. Ex: loja
- CVC – uma consoante, uma vogal e uma consoante. Ex: carta
- CCV – duas consoantes seguidas de uma vogal. Ex: claro
- CCVCC – duas consoantes seguidas de mais de duas vogais. Ex: transporte
- CVCC – consoante, vogal, seguida de duas consoantes. Ex: perspicaz
Joselma Gomes - Psicopedagoga Clínica e Institucional