terça-feira, 12 de março de 2013

Saiba mais.........

PSICOGENESE DA LÍNGUA ESCRITA: intervir para avançar

 

Nível Pré-silábico

 



PS1                                                
 
                                         PS2

 

Características Principais

 
PS1
 
 
 

  • Relação entre o nome e o tamanho do objeto;
  • É preciso uma quantidade mínima de letras para que esteja escrito alguma coisa;
  • É preciso um mínimo de caracteres para que uma série de letras sirva para ler.

O que deve ser trabalhado no nível Pré-silábico

  • Atividades com nomes próprios e outras listas: cadernos de autógrafos, agenda da turma, atividades da semana.
  • A relação grafema-fonema (letra-som) com alfabetos cantados, bingo de letras, de rótulos, atividades com alfabeto vivo, atividades com fichário dos nomes dos alunos.
  • Formar o “Tesouro da Classe” com palavras significativas que repertoriem as crianças.
  • Presenciar frequentemente atos de leitura e escrita, observando onde se lê e como e o que se pode escrever.
  • Explorar e manusear as letras do alfabeto em diferentes materiais e contextos: crachás, rótulos, textos, bingos, etiquetagens, legendas, jogos (memória e baralho alfabético), colagens e recortes.
  • Analisar a quantidade, variedade, posição de letras, comparando, seriando, completando e classificando palavras pela letra inicial/final, em um contexto significativo (ex: nomes próprios).
  • Atividades com aspectos topológicos das letras: sacola surpresa, alfabeto corporal, caminhando com as letras, agrupamentos por características semelhantes, dentre outras.
  • Muitas atividades de escrita espontânea e não cópias.



Nível Silábico





 

Características Principais

  • Crença de que cada letra representa uma sílaba (a menor unidade de emissão sonora).
  • Quantidade mínima de letras para que possa ser considerada uma palavra.
  • Preocupação com o valor sonoro convencional.



O que deve ser trabalhado no nível Silábico

  • Presenciar atos de leitura e escrita e ser incentivado a ler e produzir escritas silábicas para que o conflito em direção ao próximo nível aconteça.
  • Atividades que reforcem a compreensão da relação grafema-fonema (letra-som) para que entenda a constituição de sílaba como, por exemplo, alfabetos cantados, bingo de letras, de rótulos, atividades com alfabeto vivo, atividades com fichários dos nomes dos alunos.
  • Continuar explorando todo alfabeto em jogos, cartões conflito, letras móveis, forcas,bingos, preguicinhas, dominós, listas, ditados de letras, de palavras (com banco de palavras) legendas em gravuras.
  • Memorização de escrita de palavras significativas e exercícios de desmontar/montar palavras, descobrir palavras escondidas, completar palavras, ligar, contar, classificar, comparar, segundo o número de letras, iniciais, finais e pela ordem das letras.
  • Atividades de desenvolvimento da oralidade com posterior produção escrita: escrever/ordenar textos que se sabe de cor como músicas, poemas e histórias em sequência.
  • Trabalhar o eixo qualitativo em rimas, acrósticos, cruzadinhas, listas.
  • Trabalhar com textos que se sabe de cor para induzir a vinculação do oral com o escrito, explorando a formação das sílabas, da ordem das palavras nas frases, da organização da escrita, da estruturação do texto.
  • Leituras de histórias e demais narrativas com posterior reconto oral e escrito.
  • Muitas atividades de escrita espontânea de palavras e não cópias.



     Nível Silábico-alfabético
 



Características Principais



  • Hipótese de transição entre o nível silábico e o nível alfabético.
  • Descoberta de que é necessários analisar outras possibilidades de escrita, uma vez que ela vai além da sílaba
 

 

 
 

Nível Alfabético



Características Principais

  • Escreve com dois sinais gráficos para cada sílaba oral.
  • É importante conhecer o valor sonoro convencional das letras.
  •  
  • Há necessidade de distinguir algumas unidades linguísticas tais como: letras, sílabas, palavras e textos.
  • Estar alfabético não significa estar alfabetizado.

 

Nível Alfabetizado

 


Alfabetizado 1

  • Se caracteriza pela hipótese de que, a cada vez que se abre a boca para se pronunciar uma palavra, se escreve obrigatoriamente uma consoante e uma vogal, nesta mesma ordem rígida.

Ex: escada – SECADA



Alfabetizado 2

Alf2

  • A ordem “consoante-vogal” pode ser invertida.
  • Às vezes, a sílaba tem somente uma vogal ou até duas.
  • Às vezes, a sílaba tem duas consoantes, ou juntas ou separadas por vogal.

Ex: pro – PROFESSORA, jor – JORNAL.



Alfabetizado 3

Alf3

  • Constatação de que há sons que deverão ser representados por duas letras.

Ex: NH, LH, CH, RR, SS.



Alfabetizado 4

Alf4

  • Processo no qual o aluno apresenta mais um conflito e outra descoberta, a de que uma consoante pode ser desacompanhada de vogal.

Ex: PNEU, OBJETO, ADVOGADO.

O que deve ser trabalhado nos níveis Alfabético e Alfabetizado

  • Atividades que reforcem a compreensão da relação grafema-fonema (letra-som) para que entendam a construção da sílaba como, por exemplo, alfabetos cantados, bingos de letras, de rótulos, atividades com alfabeto vivo, atividade com fichário dos nomes dos alunos.
  • Atividades que visem descolar a escrita da fala, como no caso das palavras. CADIADO e KAVALU – as vogais E e O no final de sílabas átonas assumem o valor sonoro de /i/ e /u/, por isso que se fala /cadiado/ e se escreve CADEADO, fala-se /cavalu/ e escreve CAVALO, fala-se /leiti/ e escreve-se LEITE.
  • Atividades para trabalhar as convenções ortográficas, como: dígrafos orais (ch, lh, nh, qu, gu, rr, ss, sc, xc) e nasais (am, an, em, en, im, in, om, on, um, un) como na escrita da palavras “aranha” e “campo” e usos de letras que representam o som /s/
  • Atividade para evitar a hipercorreção (no afã de acertar erra), como na escrita da palavra CUECA escreve COECA.
  • Trabalho intenso de leitura de diferentes gêneros: leitura compartilhada, silenciosa, em capítulos, em diferentes ambientes, por diferentes motivos, com dramatização, com interpretação oral, sugerindo mudanças, criando versões, recriando finais, introduzindo elementos, comparando narrativas, notícias, enredos, propagandas, explorando rimas.
  • Produzir textos: coletivamente, em grupos, em duplas, sozinho, a partir de imagens, de leituras, de situações, de questionamentos, de necessidades de informar, divulgar, pesquisar, discordar, concordar, divertir, recontar, anunciar, convidar.
  • Montar e explorar bancos de palavras e construir coletivamente as regras ortográficas regulares, usar jogos de raciocínio para fixação destas regras.
  • Montar e explorar bancos de palavras com dificuldades ortográficas irregulares.
  • Organizar jogos com regras para memorização das mesmas.
  • Trabalhar revisão de textos produzidos coletivamente (grupos, duplas) ou individualmente.
  • Trabalhar com a análise linguística de textos bem escritos.
  • Atividades de desenvolvimento da oralidade com posterior produção escrita.
  • Leitura de histórias e demais narrativas com posterior reconto oral e escrito.

 
SONDAGEM



Inicial e para alunos não alfabetizados

  • Ditar uma lista de 4 (quatro) palavras (que não sabe de memória) sem apoio de outras fontes e uma frase.
  • As palavras escolhidas não devem ter vogais em sílabas seguidas. Ex: PETECA, pois o aluno tem dificuldades em repetir vogais, para escrita na hipótese silábica – EEA
  • A lista deve ser lida pelo aluno assim que terminar de escrevê-la.
  • Deve-se ditar 4 palavras começando por uma polissílaba, depois trissílaba, dissílaba e monossílaba, isto é, numa ordem decrescente de sílabas, para confrontar com a questão de que é necessário uma quantidade mínima de letras para que algo seja escrito.

Alunos alfabetizados

  • Leitura de um texto pelo professor e ditado de 10 palavras. Para escolha destas palavras é necessário ter alguns cuidados sobre as diferentes configurações de sílabas:

  1. V – só uma vogal. Ex: amigo
  2. CV – uma consoante e uma vogal. Essa formação de sílaba é chamada de

canônica, por ser a mais visual de nosso sistema. Ex: loja

  1. CVC – uma consoante, uma vogal e uma consoante. Ex: carta
  2. CCV – duas consoantes seguidas de uma vogal. Ex: claro
  3. CCVCC – duas consoantes seguidas de mais de duas vogais. Ex: transporte
  4. CVCC – consoante, vogal, seguida de duas consoantes. Ex: perspicaz

Joselma Gomes - Psicopedagoga Clínica e Institucional
 
 

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Os Tipos de Austimo





Síndrome de Asperger

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

              
Síndrome de Asperger era um transtorno do espectro autista, diferenciando-se do autismo clássico por apresentar fala. A validade do diagnóstico de SA como condição distinta do autismo é incerta, tendo sido aprovada a sua eliminação do "Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais" (DSM), sendo fundida com o autismo.
A SA é mais comum no sexo masculino. Quando adultos, muitos podem viver de forma comum, como qualquer outra pessoa, entretanto, além de suas qualidades, sempre enfrentarão certas dificuldades peculiares à sua condição. Há indivíduos com Asperger que se tornaram professores universitários (como Vernon Smith, Prémio de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel de 2002).
Um dos primeiros usos do termo "síndrome de Asperger" foi por Lorna Wing em 1981 num jornal médico, que pretendia desta forma homenagear Hans Asperger, um psiquiatra e pediatra austríaco cujo trabalho não foi reconhecido internacionalmente até a década de 1990. A síndrome foi reconhecida pela primeira vez no DSM, na sua quarta edição, em 1994 (DSM-IV).
Algumas características dos Aspergers são: dificuldade de interação social, dificuldades em processar e expressar emoções (este problema leva a que as outras pessoas se afastem por pensarem que o indivíduo não sente empatia), interpretação muito literal da linguagem, dificuldade com mudanças em sua rotina, pessoas desconhecidas, ou que não vêem há muito tempo, comportamentos estereotipados. No entanto, isso pode ser conciliado com desenvolvimento cognitivo normal ou alto.
Alguns estudiosos afirmam que grandes personalidades da História possuíam fortes traços da síndrome de Asperger, como os físicos Isaac Newton e Albert Einstein, John Kimble e Wittgenstein, o naturalista Charles Darwin, o pintor renascentista Michelangelo, os cineastas Stanley Kubrick, Andy Warhol e Tim Burton, o cantor britânico Gary Numan , o enxadrista/xadrezista Bobby Fischer , a Bióloga formada em PHD Temple Grandin e o americano Jason McElwain, que ficou famoso após uma partida perfeita em um jogo de Basquete.
Todo 18 de fevereiro celebra-se o Dia Internacional da Síndrome de Asperger, data do nascimento de Hans Asperger, que deu nome à síndrome.


 




domingo, 24 de fevereiro de 2013

Os Dilexos Famosos

Os Vinte Disléxicos mais Famosos 

Como é amplamente sabido, a dislexia é uma das mais comuns deficiências de aprendizado.  Alguns pesquisadores acreditam que, quanto mais cedo é tratada a dislexia, maior a chance de corrigir as falhas nas conexões cerebrais da criança. Em outras palavras, a dislexia, se tratada nos primeiros anos de vida da criança, pode ser curada por completo. Nunca é tarde demais para ensinar disléxicos a ler e a processar informações com mais eficiência. Diferente da fala, a leitura precisa ser ensinada.  
Eis as dificuldades principais que uma criança disléxica pode apresentar na vida escolar:
• Tem dificuldade em dividir palavras em sílabas.  
• Não consegue ler palavras simples e monossilábicas, tais como "rei" ou "bom".  
• Comete erros de leitura que demonstram uma dificuldade em relacionar letras a seus respectivos sons.  
• Tem dificuldade em reconhecer fonemas.  
• Reclama que ler é muito difícil.  
• Freqüentemente comete erros quando escreve e soletra palavras.  
• Memoriza textos sem compreendê-los.
Mesmo vivenciando essas dificuldades, com maior ou menor intensidade, algumas pessoas conseguiram desempenhar brilhantemente suas atividades na literatura, na ciência, na escultura, no esporte, no cinema, nos negócios na pintura, na política e outros campos. 
Dentre todas elas, as seguintes são mais notórias:      

               
Albert Einstein
Alexander Graham Bell
Agatha Christie
Auguste Rodin
Charles Darwin
Gustave FlaubertBen Johnson
                                              
Harry Belafonte
Leonardo Da Vinci
Margaux Hemingway
Oliver Reed
Nelson Rockefeller
Robin Williams
Thomas A. Edison
Tom Cruise
Walt Disney
Woopy Goldberg
Winston Churchill
Woodrow Wilson


Livy Taylor

Liv Tyler


Whoopi Goldberg

Whoopi Goldberg


Material sobre Pós de Psicopedagogia: Tópicos Importantes para vida

Hiperatividade - O que é ser hiperativo? Como diagnosticar e tratar hiperatividade?

 A hiperatividade é um dos componentes mais conhecidos do TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. A criança hiperativa mostra atividade maior que outras crianças da mesma idade. É comum as crianças serem ativas, sem que isto seja uma hiperatividade anormal ou patológica. A diferença é que a criança hiperativa mostra um excesso de comportamentos, em relação às outras crianças, além de dificuldade em manter a concentração, impulsividade e agitação. A criança hiperativa é um desafio para seus pais, familiares e professores.


Hiperatividade infantil - Criança hiperativa







A hiperatividade pode ocorrer em diferentes graus de intensidade, com sintomas variando entre leves a graves. A depender da gravidade destes sintomas, a hiperatividade pode comprometer o desenvolvimento e a expressão linguística, a memória e habilidades motoras. Pode afetar crianças, adolescentes e até mesmo alguns adultos, embora o mais comum seja encontrar meninos hiperativos.
É importante que as causas da hiperatividade sejam identificadas de forma correta. A falta de um bom diagnóstico diferencial pode levar a tratamentos inadequados. Saber mais sobre diagnóstico e tratamento para hiperatividade no TDAH faz toda a diferença na hora de ajudar seu filho.

  • Nem todas as formas de hiperatividade tem relação com déficit de atenção. Outras causas possíveis são alterações metabólicas e hormonais, intoxicação por chumbo, complicações no parto, abuso de substâncias durante a gestação, entre outras. Problemas situacionais, como crises familiares (luto, separação dos pais e outras mudanças) podem ser traumáticas para crianças e levarem a um quadro de hiperatividade reativa.
  • Todas estas possíveis causas devem ser investigadas antes de iniciar o tratamento da hiperatividade, especialmente quando se desconfia de hiperatividade em bebês.
  • Um especialista em comportamento infantil pode ajudar a distinguir entre a criança normalmente ativa e enérgica e a criança realmente hiperativa. As crianças até mesmo as menores podem correr, brincar e agitar-se felizes durante horas sem cochilar, dormir ou demonstrar qualquer cansaço. Para garantir que a criança realmente hiperativa seja tratada adequadamente - e evitar tratar erroneamente uma criança normal - é importante que seu filho receba um diagnóstico preciso.


Link para o artigo original: www.dda-deficitdeatencao.com.br/hiperatividade/index.html - Escrito por Cacilda Amorim, Diretora Clínica do IPDA. Se copiar ou citar este artigo, mantenha esta nota e o link original.

http://www.dda-deficitdeatencao.com.br/hiperatividade/index.html

APRENDER! APRENDER? APRENDER. APRENDER...




Informática e Educação - A Era da Informação


sábado, 23 de fevereiro de 2013

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Galera da Pós Graduação de Psicopedagogia

Galera no arquivo de Pastas Acima   tem a Pasta Pós Graduação clique nesta pasta, lá esta o Filme Completo Como Estrelas na Terra.
Este espaço será nosso. Aproveitem.

Ká Rodrigues Alves

Acima temos pasta de Dicas de Filme vale á pena conferir.



Vamos Saber mais sobre Psicopedagogia
Pós-graduação em Psicopedagogia - especialização lato sensu

Objetivo do Curso

Formar profissionais que disponham de uma visão global do campo da Psicopedagogia e das características da ação preventiva e remediativa, para sua atuação em contexto educacional e clínico.

Público-Alvo

Profissionais das áreas de educação e saúde: pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, professores de diferentes campos do conhecimento.

Áreas de Atuação 

Atua em instituições de ensino e empresas. Nos âmbitos público ou privado há oportunidades para o psicopedagogo em coordenação e atendimento, educação infantil e para adultos, capacitação funcional, associações filantrópicas e em entidades comunitárias.


O curso: O curso de pós-graduação em psicopedagogia oferece capacitação ao profissional para dar o suporte necessário aos processos de aprendizagem e ao desenvolvimento cognitivo do aluno. O curso também oferece prática psicopedagógica clínica  mediante estágio supervisionado. O curso oferece fundamentação teórica e prática de diferentes concepções e propostas da psicopedagogia.

Público alvo:Profissionais graduados em nível superior com interesse na área.

Objetivo:Fundamentar teoricamente os profissionais para atuarem na área da Psicopedagogia Clínica e Institucional oportunizando a prática psicopedagógica mediante estágio supervisionado.


Existem dois Tipos de Psicopedagogia a Institucional e a Clínica.

Clínico: desenvolver competências e habilidades no aluno, preparando-o para trabalhar na identificação, análise e na elaboração de uma metodologia de diagnóstico e de intervenção/orientação (individual, grupal, familiar e dos profissionais envolvidos) nas questões que envolvem a aprendizagem humana.

Institucional: considerando-se que o objeto de estudo é a pessoa em desenvolvimento e as alterações de tais processos, buscar-se-á desenvolver competências e habilidades no aluno para que este seja capaz de focalizar as possibilidades do aprender, num sentido amplo, não se restringindo a uma só agência, isto é, a educação formal, mas possibilitando a atuação preventiva do psicopedagogo na comunidade (ONGs, hospitais, empresas, creches, família).

domingo, 26 de agosto de 2012

Dicas : Livro O Corpo Fala



Os melhores livros que conheço sobre esse tema são:
Livro - O Corpo Fala de Pierre Weil & Roland Tompakow
Livro - Desvendando os Segredos da Linguagem Corporal - Allan - Barbara Pease
Livro - O livro definitivo da linguagem corporal - De Allan e Barbara Pease

Existem outros que só é fazer uma pesquisa rápida no Google.

Link para baixar grátis “O Corpo Fala” e “Desvendando os Segredos da Linguagem Corporal (links abaixo):
http://www.hippies.com.br/download/livro…

http://www.baixedetudo.net/desvendando-o


Resenha : O Corpo Fala


O CORPO SE REVELA ATRAVÉS DOS MOVIMENTOS
O ato de movimentar merece nossa atenção, pois as pessoas se comunicam através de uma fascinante linguagem corporal, baseadas nos símbolos.
Sendo nosso corpo centro das informações para nós mesmos.
Os autores do livro “O Corpo Fala” procura comparar o corpo humano a uma “esfinge” dividindo em três partes. O boi representando os desejos, o leão que representa os sentimentos, a águia representando os pensamentos.
Os autores prosseguem argumentando que nossos movimentos corporais, atitudes, tom de voz, em fim tudo que expressamos que muitas vezes não percebemos.
Não é só por meio de palavras que a gente pode se comunicar. Muitas vezes nosso corpo dá sinais que dizem muito mais que nossa boca.
O corpo fala o que a mente contém. O olhar que nos evita, o sorriso que não chega são muitos os sinais que o corpo pode estar revelando a todo momento nossos sentimentos, até mesmos nossos pensamentos.
A linguagem corporal bem interpretada ajuda-nos a entender melhor nosso semelhante de forma mais inteligente para um melhor relacionamento com as pessoas.
FILME:  “NELL”
O autor do Filme “Nell” trata da historia de uma jovem que viveu afastada do convívio humano, vivendo isolada com sua mãe numa floresta distante da cidade.
Após a morte de sua mãe e de sua Irma gêmea que morreu ainda criança Nell passa a viver sozinha. O filme em seu contexto nos mostra que a linguagem apresentada por Nell, é reveladora. Ela adquiriu sua primeira língua a partir do contato com sua mãe que tinha paralisia facial e por isso apresentava dificuldades na articulação. Disso decorrem aspectos fonéticos muito interessantes da personagem em que ela reproduz as mesmas dificuldades de sua mãe.
A partir do momento que a personagem passou manter interações com outras pessoas o médico e a psicóloga, ela apresentou sérios problemas de comunicação verbal.
Nell não conheceu outras pessoas até sua idade adulta, desenvolvendo uma linguagem difícil de entender, deixando a impressão inicial de que falava uma espécie de linguagem selvagem incompreensível para os padrões normais.
Com isso despertando interesse de uma equipe médica em estudar o caso.
A maneira dela comunicar era apresentando movimentos repetitivos em frente ao espelho brincava com sua imagem. Nell expressava seu pensamento através de uma linguagem própria trazendo a forma para o seu pensamento baseada nos símbolos que a rodeia.
CONCLUSÃO
Percebe-se que pela linguagem do corpo, dizemos muitas coisas aos outros. Se o corpo não falasse a palavra não teria sentido. Compreender a linguagem dos gestos é construir no interior de cada uma mais segurança e liberdade para escolher sua conduta, pois o homem torna-se responsável pelas suas atitudes.
É muito importante que as pessoas percebam a importância da linguagem corporal permitindo assim lidar consigo mesmos e com os outros.
NELL. Direção: Michael Apted. Produção: Renee Missel e Jodie Foster. Protagonistas: Jodie Foster, Liam Neeson e Natasha Richardson. Fox Vídeo, 1995. 115 min.
Weil, Pierre; TOMPAKOW, Roland. O Corpo Fala. 52. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
Maria das Dôres Cota Costa
Aluna do 5º período do Curso Normal Superior/UNIPAC

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Programa Estréia Completo : Na Moral com Pedro Bial

Politicamente Correto é o tema do programa de estréia


Não somente para nós educadores , vale para todos, vale muito a pena conferir!

Educar é.....



Meus filhos terão computadores, sim mas antes terão livros.

Não eduque seu filho para ser rico, eduque-o para ser feliz!
Assim ele saberá o valor das coisas e não seu preço!

sábado, 30 de junho de 2012

Dicas by Ká

História que retrata a realidade de uma criança num processo de experiência cientifica de estudos sociais, onde o principal personagem tem sua vida modificada pela educação.

Categoria:

 

História que retrata a realidade de uma criança num processo de experiência cientifica de estudos sociais, onde o principal personagem tem sua vida modificada pela educação.
Vale a pena conferir este grande Homem, Educador e Pedagogo.

domingo, 22 de abril de 2012

Globo Educação, Cidadania e Ação

Como um professor consegue fazer os alunos aprenderem?

http://redeglobo.globo.com/globoeducacao/videos/t/edicoes/v/como-um-professor-consegue-fazer-os-alunos-aprenderem-integra/1908401/

Crianças da Amazônia por um Mundo Melhor: Foco no mercado de trabalho

Projeto da Pastoral do Menor no Pará oferece cursos profissionalizantes

Criança Esperança Pastoral Santarém  (Foto: Divulgação ) 
Programa de incentivo inclui atividades de lazer e cursos como corte e costura
(Foto: Divulgação )
A Pastoral do Menor dedica-se desde 1982 a cuidar das crianças e adolescentes em situação de risco no município de Santarém, no Pará, oferecendo atividades socioeducativas e cursos profissionalizantes. O projeto Crianças da Amazônia por um Mundo Melhor, desenvolvido pela pastoral, recebeu o apoio do Criança Esperança 2012, e consiste em um programa de incentivo à aprendizagem profissional, que inclui cursos de corte e costura, marcenaria, serigrafia, culinária, bordado e informática. A intenção, segundo Maria Roseana da Silva Matos, uma das administradoras locais, é preparar os jovens para o mercado de trabalho.

“É muito importante investir na qualificação desses meninos e meninas. Atendemos no projeto atualmente 340 adolescentes, entre 13 e 17 anos. O apoio do Criança Esperança foi fundamental, pois conseguimos suporte para máquinas industriais e a procura pelos cursos, que já era grande, agora aumentou”, comemora.

No total, a pastoral atende 1180 crianças na sede da diocese e mais 2000 nos núcleos espalhados pelo Estado. Para o padre americano Ronald Hein, que está no Brasil desde 1965 e começou na pastoral em 1982, o objetivo sempre foi mostrar para as crianças que existe algo além da rua.

“Nos Estados Unidos eu já trabalhava com crianças em colégios internos, e quando cheguei vi que os jovens brasileiros tinham as mesmas necessidades e problemas com a família. Tudo que fazemos é para que eles tenham consciência de seu valor como seres humanos. Nós damos orientação para que elas possam desenvolver seus talentos e é muito gratificante ver o progresso das crianças”, conta Hein.
O projeto Criança Esperança é uma iniciativa da Rede Globo em parceria com a Unesco. Tem como objetivo chamar a atenção da opinião pública para a situação da infância e da juventude, expondo ao debate alguns dos principais problemas que atingem crianças, jovens e adolescentes. Todo ano, a campanha mobiliza os brasileiros para doarem recursos, que são aplicados em projetos sociais em todo o Brasil. Em 2012, o Criança Esperança apoia 114 projetos, beneficiando mais de 30 mil crianças e adolescentes.

Durante o ano todo, é possível fazer doações nas mais de 20 mil casas lotéricas espalhadas pelo país, e pelo site do Criança Esperança.


Globo Ação




Projeto Tranças da Terra resgata o artesanato feito com palha de trigo

Além de preservar a tradição da região Sul, o artesanato é uma forma de gerar renda e reforçar os laços de amizade entre as mulheres artesãs.

Júlia Bandeira


Os mestres e os artesãos são detentores de saberes que fazem parte da cultura do Brasil. O Ação mostra a tradição do artesanato no Sul do Brasil.

Colonizada por alemães e italianos, a região meio-oeste de Santa Catarina já foi considerada a capital do trigo no Brasil. O artesanato feito da palha desse trigo era uma tradição local, que foi esquecida com o tempo. Preocupadas em resgatar essa atividade, um grupo de mulheres resolveu criar o projeto Tranças da Terra.

Filhas de imigrantes, as mulheres artesãs aprenderam com os pais a fazer chapéus e bolsas com a palha. “Nois semeava o trigo, colhia, escolhia as palha, dai a mãe ensinou nois a fazer as trança. Dias e dias no paiol escolhendo os trigo, as palha boa”, diz Narcisa Wilmsen, artesã.

Para não deixar a tradição se perder, conseguir um dinheirinho e reforçar os laços de amizade, elas criaram há seis anos o projeto Tranças da Terra.

“A maioria delas já sabiam a técnica da trança, porém isso foi deixado de lado por muitos anos. E o projeto resgatou isso e trouxe essas senhoras que já sabiam fazer a trança e outras que não tinham nenhum conhecimento e começaram a se interessar e aprender”, conta a artesã Tereza Kummer.

O projeto conta com 22 artesãs divididas em cinco núcleos de produção – nas cidades de Joaçaba, Catanduvas, Lacerdopólis, Luzerna e Ouro.

“Quando se fala em artesanato, em geral vem à cabeça o feito pelas pessoas do Nordeste. No entanto, o artesanato está espalhado no Brasil todo. Ele não só persiste como tem um futuro cada vez mais interessante, mais aberto”, afirma Adélia Borges, professora de história do design.

O trigo é colhido apenas uma vez por ano. A palha é toda armazenada em um local apropriado, onde tudo é pensado para garantir a qualidade. Sacos azuis ajudam a conservar a cor da palha de trigo, potinhos que ficam no chão com cal ajudam a absorver a umidade e evitar a proliferação de fungos. Pode-se armazenar até 500 quilos de palha por ano.

O material é selecionado pelas artesãs e separado por espessura. “Com a trança fina a gente faz as flores pequenas. E com a palha grossa, a gente faz as peças maiores como o chapéu, a bandeja, a mandala e as flores grandes”, explica uma artesã.

sábado, 21 de abril de 2012

Vídeo Educativo para as Crianças Meio Ambiente

Primeira parte do episódio da turminha, especial de férias. O Episódio já foi pessa de teatro, mas foi pra TV para mostrar que todos nós temos que cuidar do Meio Ambiente.



Turma da Mônica mostra como o homem está maltratando o Meio Ambiente e dá dicas de como Preservar o Planeta.
(Parte 2)



Dicas

Neste video Sir Ken Robinson aborda algumas temáticas relacionadas com o atual ensino

As Escolas matam a Criatividade




Criatividade

Hortas nas escolas

Hortas Criativas

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Notícias Bom dia Brasil

Professor precisa e merece ganhar bem’, afirma Alexandre Garcia

O que temos hoje é uma educação medíocre, formação sofrível de professores e salário péssimo. Fora da educação, não há salvação.



Piso do professor passando para R$ 1.451? Baixíssimo para a profissão que constrói o futuro. Foi valorizando o professor em meados do século 19 que a Argentina deu um salto. Cinquenta anos depois, ela era um dos países mais ricos e prósperos do mundo.
A educação é solução para tudo: para o desemprego, para a violência urbana e até para a concorrência dos produtos chineses. Aliás, perguntem aos chineses qual o segredo? Educação. Prefeitos, paguem o professor que o município vai ganhar. Que economizem no controle da corrupção, no excesso de "comissionados", porque o dinheiro da educação é o mais bem aplicado.
Enfim, o que temos hoje é uma educação medíocre, formação sofrível de professores e salário péssimo. Parafraseando a ameaça religiosa de séculos: fora da educação, não há salvação.
tópicos:

Alexandre Garcia: "Sem educação não há futuro. Fora da educação não tem salvação. O Brasil vive de reformas na educação, quando o que deveria ser feito é uma revolução na educação."



Alexandre Garcia comenta sobre a realidade dos professores no Brasil e sua importância para a construção de uma nação



E mais.................

A pedagoga Teresa Maia faz uma resenha sobre os caminhos que o pedagogo deve seguir em sua formação e mostra, que hoje, o leque de opções para quem segue essa profissão está cada vez mais aberto



10 coisas que um Professor não pode fazer

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Seja bem vindo

Dicas Ká Rodrigues Alves

Galera para quem não sabe o que é ou significa um Blog, Blog não é um site e sim são home pages (páginas que contém informações).

Os links funcionam , como as pastas acima com o nome das matérias, muitos usuários encontram dificuldades por não terem noção alguma de uso e de informática.
Mas é de fácil manuseio , caso queria abrir as pastas acima clique na matéria escolhida e acesse as pastas ou páginas.
Todos os links (sites) irão lhe redirecionar ao site ,  desejado tudo funciona.
É um meio de poder auxiliar e transmitir conhecimento aos profissionais na área de Pedagogia e aos meus queridos seguidores blogueiros.

Este Blog foi desenvolvido e criado por Ká Rodrigues Alves ( Ericka Vanessa) especificamente para o curso de Pedagogia da FACIC 1º Semestre.

Como estamos no 2º Semestre irei criar e desenvolver um Blog novo para auxiliar meus colegas no desenrolar das aulas.

Aguarde novo endereço de Blog.

Caso este blog não atenda suas necessidades utilize o Convencional
Site da Faculdade http://www.faciccruzeiro.com.br/


Não tenha medo ou vergonha clique , mexa, acesse aqui não existe essa de vírus fique tranquilo e boa viagem em meu Blog.

Significado de BLOG :

1. Blog


Página web com informações (geralmente inúteis) sobre o cotidiano de algo ou alguém.
Existem blogs de sexo, piadas, carros, motos e de coisas inúteis, como a vida dos blogueiros.
Os blogs mais númerosos na web são os dos emos, que além q não terem algo mais interessante para fazer, eles querem que os seus colegas (conhecidos como miguxos) vejam as suas fotografias para chorarem coletivamente.



Significado de Blog


O que é Blog:

2 - Blog é uma palavra que resulta da simplificação do termo weblog. Este, por sua vez, é resultante da justaposição das palavras da língua inglesa web e log. Web aparece aqui com o significado de rede (da internet) enquanto que log é utilizado para designar o registro de atividade ou desempenho regular de algo. Numa tradução livre podemos definir blog como um diário online.
Blogs são páginas da internet onde regularmente são publicados diversos conteúdos, como textos, imagens, músicas ou vídeos, tanto podendo ser dedicados a um assunto específico como ser de âmbito bastante geral. Podem ser mantidos por uma ou várias pessoas e têm normalmente espaço para comentários dos seus leitores. Blogueiro é o nome dado a quem publica num blog e blogosfera é o conjunto de blogs.
O sucesso deste tipo de páginas da internet resultou muito da existência de modelos de páginas pré-definidos e da facilidade de inserção de conteúdos fornecidos por alguns sistemas de publicação. Esses sistemas são de utilização muito simples e dispensam o conhecimento de linguagens de publicação de páginas na internet — como html, por exemplo. Os sistemas mais populares são o Blogger e o Wordpress.




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