domingo, 6 de setembro de 2015

Autismo

FAMOSOS COM FILHOS AUTISTAS




Veja quem tem ou teve um filho portador de dificuldade de desenvolvimento





famosos filhos autistas





Dia 02 de abril é a data reconhecida pela ONU como o Dia Mundial da Conscientização doAutismo. O transtorno tem diferentes sintomas e graus de intensidade. A síndrome é caracterizada pela dificuldade de concentração e interação da pessoa acometida, além de outros sintomas.



Pessoas com autismo merecem muito amor e principalmente mais inserção social e avanços nos tratamentos. Visando a visibilidade dessas pessoas, o VilaMulher mostra abaixo quaiscelebridades são pais de autistas. Eles são verdadeiros militantes na causa. Confira:
Marcos Mion
famosos filhos autistas
O humorista é pai de Romeo (9). O garoto adora trocar carinho com o pai. Em entrevista para a Contigo! ele disse: "Sem dúvida nenhuma, Romeo é meu maior orgulho e minha maior motivação como ser humano (...) ele tem alguns déficits, mas leva uma vida normal. Romeo demora mais para aprender e tem algumas coisas que são do mundo dele. Não se encaixa como autista nem como síndrome de Asperger (uma forma branda de autismo, com habilidade verbal desenvolvida). Ele se encaixa em uma variação que é a NOS, Not Otherwise Specified, que, em português seria Sem Nenhuma Especificação", explica Mion.
John Travolta
famosos filhos autistas
John Travolta e Kelly Preston, tiveram um filho chamado Jett, que tinha autismo. Infelizmente aos 16 anos Jett faleceu. Travolta disse que ele era o "filho mais maravilhoso que ele poderia pedir".
Sylvester Stallone
famosos filhos autistas
Aos 3 anos de idade, o filho mais novo de Stallone foi diagnosticado. O ator não lidou bem com a notícia. Em uma entrevista a revista People, ele disse que " é muito triste ter uma criança nesta situação". Hoje, o filho tem 32 anos e é protegido da mídia pelo pai. 
Bel Kutner
famosos filhos autistas
Bel é mãe de Davi, sete anos, diagnosticado com síndrome de esclerose tuberosa e autismo. "  O Davi está ótimo, fofo, enorme e cheio de atividades", disse ao site IG Gente.
Jô Soares
famosos filhos autistas
Jô era pai de Rafael Austregésilo Soares, mais conhecido como Rafinha. Infelizmente, o apresentador perdeu o filho em novembro do ano passado. Ele chegou a fazer uma homenagem a ele no fim de um dos seus programas, e falou mais sobre o filho.
“Ele passou a vida inteira na realidade do seu próprio mundo, com corpo de adulto e coração e alma de criança.” O apresentador contou ainda que Rafa adorava música, tocava piano, mas a sua grande paixão era o rádio. “Ele tinha a sua própria emissora em casa, cujo alcance eram as pessoas que o visitavam”, disse ao GShow.
Por Thamirys Teixeira


Síndormes

Autistas Famosos e Surpreendentes
Muitos pensam que o diagnóstico de autismo condena uma criança a uma vida solitária sem qualquer realizações. A história provou que esta teoria é falsa, e muitas pessoas com as formas de funcionamento superior do autismo passaram a fazer grandes coisas. Há algumas pessoas autistas famosas que podem ser uma inspiração para as crianças com autismo ou para seus pais.
Bill Gates (citado no livro “Thinking in pictures” de Temple Grandin como tendo características autistas) é diretor da Microsoft e inventor do Windows. Nasceu em 1955 em Seattle (EUA). Gates se balança continuamente durante reuniões de negócios e em aviões (autistas fazem isso quando nervosos), não gosta de manter contato olho-a-olho e tem pouca habilidade social. Não dá importância à sua aparência.
Albert Einsten, físico teórico
Albert Einsten, físico teórico
Embora não tenha sido comprovado, alguns especulam que Albert Einstein pode ter tido uma forma de autismo de alto funcionamento. Porque ele não é mais vivo, não há nenhuma maneira que se possa ter certeza do diagnóstico. No entanto, essa teoria é popular e é atribuída a alguns comportamentos que ele demonstrou, e em suas próprias palavras, muito solitário e não se sentia particularmente ligado a ninguém, nem mesmo a seus familiares próximos. Ele era brilhante em matemática, mas algumas fontes dizem que ele só começou a falar na idade de dois ou três anos. Ele costumava ficar tão envolvido com seu trabalho que era capaz de esquecer de fazer as refeições, e se uma palestra que ele estava dando não chamasse nenhum ouvinte, ele daria a aula de qualquer maneira. Novamente, esta é apenas uma teoria, mas parece que esta hipótese pode ser válida.
Daryl Hannah, atriz americana
Daryl Hannah, atriz americana
A atriz Daryl Hannah diz-se ter sido diagnosticada como  no “limite do autismo” com menos de 3 anos, mas teve uma carreira bem sucedida como atriz. Ela é provavelmente mais conhecida por seu papel nos filmes Splash e na série Kill Bill.
Andy Kaufman (falecido em 1984) era conhecido por ter um sentimento muito estranho e bizarro de humor. Ele é outro ator que acredita-se com o autismo.
Andy Warhol, cineasta norte-americano
Andy Warhol, cineasta norte-americano
Dois artistas muito conhecidos, Vincent van Gogh e Andy Warhol podem ter tido autismo. Eles apresentaram muitos traços de pessoa com alto grau de funcionamento nesta condição, e eram vistos como “excêntricos” e brilhantes.
Atriz e cantora americana
Courtney Love, atriz e cantora americana
Embora Courtney Love não seja, provavelmente, o melhor exemplo do que alguém com autismo pode fazer, percebe-se que ela foi diagnosticada na idade de três anos como “levemente autista “. Ela teve seus altos e baixos, mas sua banda Hole fez algum sucesso.
 Isaac Newton, matemático
Isaac Newton, matemático
Talvez algumas das pessoas mais conhecidas com essa condição nasceram antes que um diagnóstico real pudesse ser feito. Isso significa que essas pessoas autistas famosas têm um “diagnóstico” que se baseia em especulações e por coisas que eles eram conhecidos quando estavam vivos. Muitas dessas pessoas são importantes, tanto por razões históricas e por melhorar o mundo à sua maneira. Exemplos são Sir Isaac Newton (matemático), Wolfgang Mozart(compositor e músico), Charles Darwin (naturalista / cientista) e Michelangelo(pintor / escultor / arquiteto / poeta).
Temple Grandin (autismo de alta funcionalidade)
Temple Grandin (autismo de alta funcionalidade)
Temple Grandin  nasceu autista, coisa que na época ninguém conhecia muito bem. Seu jeito peculiar de pensar e seu comportamento antissocial e agressivo eram mal vistos por professores e colegas de escola na infância. Frequentemente brigava com outras crianças. Ela tinha dificuldade de aprender certas coisas, porque as coisas para ela seguiam uma lógica particular. A única coisa que podia deixar Temple mais calma era um abraço forte, mas ela não conseguia dizer isso nem a sua mãe.Temple é Ph.D em ciências animais na Universidade Estadual do Colorado.
James Durbin, cantor americano
James Durbin, cantor americano
James Durbin, 23 anos, é um cantor americano de rock. Foi diagnosticado com asíndrome de Asperger. Em 2011 participou do Programa American Idol e ficou em quarto lugar.
Heather Kuzmich
Heather Kuzmich (Photo: Mitchell Haddad/the CW)
Heather Kuzmich é uma estudante americana de arte e moda. Heather ficou conhecida quando participou do programa America’s Next Top Model e ficou classificada em quarto lugar. Durante o programa foi revelado que ela tem Síndrome de Asperger e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade). Heather assinou contrato com a agência de modelos Elite Model e também foi capa da revista Spectrum, cujo conteúdo é sobre autismo.
Veja:

A bola da vez: Autismo




O Brasil já está em clima de Copa do Mundo (e também não é para menos) e muitos brasileiros estão por dentro deste acontecimento, que é veiculado na mídia diariamente. No entanto, existe um fato muito importante que acomete uma parcela significativa da realidade brasileira e pouca gente sabe a respeito.  É um transtorno que se desenvolve de forma silenciosa, mas que vem chamando cada vez mais atenção devido ao aumento do percentual de pessoas atingidas. Estamos falando do autismo. Mas, o que é mesmo o autismo? São aquelas pessoas mais tímidas ou isoladas? Não, não se trata apenas disso. Vamos desmitificar o que vem a ser o autismo:

O Transtorno do Espectro Autista (TEA), engloba diversas síndromes diferentes que são marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização (estabelecer relacionamentos) e de comportamento (responder apropriadamente ao ambiente). Essas características podem se manifestar em conjunto ou isoladamente. Em geral o transtorno se configura nos três primeiros anos de vida, quando os neurônios que coordenam a comunicação e os relacionamentos sociais deixam de formar as conexões necessárias. A seguir, alguns comportamentos observados em pessoas autistas:


De acordo com o quadro clínico, o TEA pode ser classificado como:
1)      Autismo clássico - O grau de comprometimento varia muito. Geralmente são muito voltados para si e não mantém muito contato visual com as pessoas ou com o ambiente ao redor. Conseguem falar mas não usam a fala como ferramenta de comunicação. Levam as frases ao pé da letra e não conseguem entender ou brincar de “faz-de-conta”. Dependendo da gravidade, não conseguem manter nenhum contato interpessoal, não retribuem sorrisos e repetem movimentos sem significado, como girar em torno de si mesmas.
2)      Autismo de alto desempenho (antes chamado de síndrome de Asperger) - Os portadores apresentam as mesmas dificuldades, porém em grau bem menor. São verbais e inteligentes, tão inteligentes que chegam a ser confundidos com gênios. Conseguem levar a vida mais próxima à normal.
3)      Distúrbio Global do desenvolvimento sem outra especificação – Os portadores são considerados dentro do espectro autista, (isto é, a dificuldade de comunicação e interação social) mas as características apresentadas não são suficientes para incluí-los em nenhuma característica específica do transtorno, o que torna o diagnóstico muito mais difícil.

 


Há alguns anos atrás o autismo era considerado um transtorno com ocorrência mais rara, no entanto nas últimas décadas vem crescendo em grande escala, é bem mais incidente do que a síndrome de Down, por exemplo, e afeta mais os meninos do que as meninas. Em 1975, uma em cada 5.000 crianças apresentava o autismo. Em 2009 o índice aumentou para uma em cada 110 crianças. Hoje, uma em cada 100 crianças tem autismo.

Causas:
Alguns especialistas divergem em relação à causa do autismo. A tendência atual é admitir a existência de múltiplas causas, entre elas, fatores genéticos, biológicos e ambientais. Estudos recentes apontam também a paternidade tardia como fator que aumenta as chances de ocorrência do transtorno. Uma dinâmica familiar deficiente também contribui para o desenvolvimento do autismo. Crianças na faixa etária em que o transtorno normalmente se apresenta (em torno dos 2-3 anos) hoje em dia, passam muitas horas voltadas à interação tecnológica (televisão, tablets, celulares, videogames, etc.) e têm pobre interação social, seja com crianças da mesma idade ou até mesmo com os pais, que muitas vezes passam a maior parte do tempo trabalhando. Nessa idade o cérebro se encontra em formação e os estímulos sociais e afetivos são fundamentais.

Tratamento:

Ainda não se conhece a cura definitiva para o transtorno do espectro autista. Da mesma forma não existe um padrão de tratamento que possa ser aplicado a todos. Cada paciente necessita de um tipo de acompanhamento específico e individualizado que exige a participação dos pais, familiares, professores, e de uma equipe multidisciplinar (psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicopedagogo, etc.) visando a reabilitação global do paciente. O uso de medicamentos só é indicado quando surgem complicações e doenças associadas. Muitos pais preferem negar que seus filhos têm dificuldade e acham que é “coisa de criança” ou “fulano é assim mesmo”. Negligenciar esse quadro só dificulta a vida de todos os envolvidos. Quando antes diagnosticado e tratado, melhores serão os resultados, tanto que muitos autistas conseguem manter relacionamentos, trabalho e uma vida independente de um modo geral.
Existem alguns exemplos de autistas famosos como o caso de Lionel Messi e Susan Boyle:



Conscientização:

Cada vez mais se faz necessária a conscientização sobre o TEA, pois mais pessoas estão desenvolvendo esse transtorno e precisam receber tratamento adequado. É importante que os pais prestem atenção ao desenvolvimento emocional de seus filhos e não deixem todas as responsabilidades educacionais e sociais para a escola, creche, maternal ou até mesmo para a babá. Nada substitui a atenção dos pais. Qualquer sinal anteriormente citado deve ser levado em consideração e se necessário o psicólogo avaliará o caso para ver do que realmente se trata. Existem muitas crianças que apresentam alguns sintomas isolados, porém, pode não se tratar do autismo. Deve-se ter cuidado com os rótulos...

Muitas pessoas estarão torcendo nessa Copa do Mundo sem nunca terem ouvido falar do autismo ou mesmo sem saber que seus filhos podem desenvolver esse transtorno ou até mesmo que têm um filho autista.
Existe o dia mundial de conscientização do autismo:

 

Várias pessoas ao redor do mundo têm se conscientizado sobre o autismo, ele tem sido a bola da vez em campanhas de prevenção e promoção em saúde. A mídia também tem abordado esse tema, um exemplo recente foi o de Linda na novela da Globo, Amor à vida:


É satisfatório e animador saber que as pessoas têm contribuído com a conscientização do autismo, cada um da forma que pode. Isso ajudou e tem ajudado, e ainda ajudará muitas pessoas. O que você tem feito em prol dessa causa? O que você pode fazer? Pense nisso e faça o que estiver ao seu alcance!!! Veja o que algumas pessoas ao redor do mundo já fizeram:





Não fique de fora dessa torcida!!!

#Ficaadica

Sugestão de Leitura:

Perfil do Colunista

Comportamentos com Syrsjane Navegante
Syrsjane Ferreira Navegante,
Psicóloga CRP: 06/118555

Fernanda Honorato a Primeira Jornalista com Síndorme de Down

https://www.facebook.com/fernandahonoratoreporter


No quadro Tietando, Fernanda Honorato entrevista a jornalista Marília Gabriela, que relata ter sido professora de alunos com síndrome de Down.




Fernanda Honorato no Jô - Parte 1






 Programa da Xuxa Especial Síndrome de Down 17/03/2012 1ª Parte


 



2ª Parte




3ª Parte



Entrevista da Fernanda Honorato para Globo News






Fernanda Honorato entrevista Breno Viola

Nossa repórter Fernanda Honorato bateu papo com Breno Viola. O judoca contou sobre sua primeira atuação no cinema. No filme Colegas, que conta a história de 3 amigos portadores de síndrome de down em busca de seus sonhos.

De Frente com Gabi 03/03/2013 - Gabi entrevista Elenco do filme "Colegas" Completo


 


 Programa Especial - Fernanda Honorato entrevista Chico Buarque No quadro Tietando, nossa repórter Fernanda Honorato entrevistou o cantor e compositor Chico Buarque, que concedeu uma entrevista exclusiva ao Programa Especial. Ele falou sobre a importância de combater o preconceito


 

sábado, 5 de setembro de 2015

Tela inteligente - Como funciona uma lousa digital?

A lousa digital é como uma tela imensa de um computador, porém mais inteligente, pois é sensível ao toque. Desta forma, tudo o que se pensar em termos de recursos de um computador, de multimídia, simulação de imagens e navegação na internet é possível com ela. Ou seja, funciona como um computador, mas com uma tela melhor e maior.
O professor pode preparar apresentações em programas comuns de computador, como Power Point, por exemplo, e complementar com links de sites. Durante a aula, é possível, enquanto apresenta o conteúdo programado, navegar na internet com os estudantes. Pode ainda criar ou utilizar jogos e atividades interativas, contando com a participação dos alunos, que vão até a lousa e escrevem nela por meio de um teclado virtual - como aqueles de páginas de banco na internet - ou por meio de uma caneta especial ou com o dedo, já que a lousa lê ambas as formas.
O ensino conta com novos recursos, pois é possível, por exemplo, fazer apresentações em três dimensões para apresentar o corpo humano, e estudar geografia com a ajuda de mapas feitos por satélite e disponíveis em sites como o Google Maps ou Google Earth. "Na lousa digital, a criatividade é o limite", comenta André Asquenazi, professor de tecnologia da escola Lumiar Lageado, de Santo Antonio do Pinhal, a 173 km da capital paulista.
Nada do que é feito na lousa digital se perde, pois se o professor quiser, é possível salvar a aula etapa por etapa, a cada contribuição sua ou dos alunos. Assim as aulas podem ser guardadas para sempre e até compartilhada com os estudantes, via e-mail.
Na Lumiar Lageado, os professores ainda estão se adaptando à nova tecnologia e recebendo treinamento. "Mas as crianças já dominam e o interesse delas pelas aulas que utilizam essa novidade é muito superior àquelas sem ela", diz o professor Asquenazi.
A lousa digital, segundo o professor, tem permitido com que os alunos do Ensino Fundamental façam uma horta. De início, a turma desenvolve uma horta virtual na lousa, planejando os canteiros, a medida da área de cada plantio antes de partir para a ação. "Depois, vamos pegar o desenho virtual e fazê-lo real na nossa área de terra", conta o professor. "O mais empolgante nisso é que a criação será coletiva, no virtual e no real", afirma.
Mas ainda fica uma pergunta no ar: qual é a diferença, no aprendizado das crianças, em usar a lousa digital ou os computadores? Este será um grande desafio para o futuro.

Alunos do colégio Miguel de Cervantes observam uma lousa digital, que recebe informações de um computador, controlado pelo professor, e exibe imagens em 3D com som estéreo. Foto: Fernando Moraes

JOGOS VIRTUAIS
Que tal convidar a garotada para jogar desafios matemáticos? Veja os que NOVA ESCOLA preparou:

Jogo do Castelo
Daqui pra lá, de lá pra cá 
Labirinto da tabuada 
Sjoelbak 
O enigma das frações 
Feche a caixa 

Tecnologia a serviço da aprendizagem


Lousa Interativa

A Lousa Interativa é um recurso multimídia versátil, pois se adapta facilmente à necessidade de cada turma. Todo o conteúdo da aula pode ser projetado e manipulado de inúmeras formas. É possível, por exemplo, fazer anotações escritas na Lousa Interativa ou operar qualquer software que esteja em funcionamento, além de apresentar e editar imagens, mostrar vídeos, navegar na internet e muito mais. A Lousa Interativa permite que os professores ministrem aulas mais dinâmicas, interativas e produtivas, mantendo os alunos ainda mais interessados. Também facilita a aprendizagem colaborativa em sala de aula.

UMA SOLUÇÃO COMPLETA

A Lousa Interativa é composta por uma tela e canetas que podem ser usadas simultaneamente e funcionam em total interação com qualquer software. Além disso, possui um software exclusivo integrado por recursos intuitivos que possibilitam interação com diversos tipos de conteúdo e autonomia para criação de projetos.

CONTEÚDOS PARA LOUSA INTERATIVA

Uma variedade de conteúdos desenvolvidos por especialistas de diversas áreas para uso na Lousa Interativa tornam a aprendizagem ainda mais interessante, significativa e contextualizada.

210x275---votadores

ACESSÓRIOS ESPECIAIS

A Lousa Interativa possui acessórios que potencializam ainda mais a aprendizagem:
  • Votadores para que os alunos respondam questões de diversos tipos, por exemplo: alternativas, textos, etc.
  • Caneta estendida de aproximadamente 54 cm.
  • Quadro sem fio com área interativa controlada com a caneta, permitindo a interação com a Lousa de qualquer ponto da sala de aula.


Lousa Educacional

Aulas mais dinâmicas e produtivas para professores e alunos




COMO FUNCIONA?

A Lousa Educacional Interativa funciona como uma tela de computador sensível ao toque. Qualquer movimento realizado pelo professor em contato com a tela gera interação com o conteúdo que está sendo projetado. Esse conteúdo por ser previamente preparado pelo professor ou pela equipe pedagógica da Escola ou poderá ser utilizado diretamente da internet.

Para operar, a Lousa precisa estar conectada a um computador com as configurações mínimas exigidas pelo fabricante, que deve estar conectado a um projetor multimídia.

SUPORTE PEDAGÓGICO E DOWNLOAD DE ARQUIVOS!

Os usuários da Lousa Educacional Interativa têm acesso a um material exclusivo, preparado pela equipe da Pimpão, para incrementar as aulas e oferecer experiência completa para professores e alunos no uso dessa ferramenta. Além disso, também podem contar com suporte pedagógico exclusivo, realizado por um professor da equipe da Pimpão, para auxiliar e orientar os usuários da Lousa a aproveitar ao máximo o potencial do equipamento.

Acompanham a Lousa Interativa diversas aulas-modelo e 
um banco de imagens para serem usadas durante as apresentações

Aulas-modelo

OBJETIVOS

Facilitar e tornar produtivas as aulas, utilizando em um único recurso as melhores tecnologias disponíveis para a transmissão do conhecimento para todas as idades.
Acessar páginas na internet, escrever, desenhar e gravar tudo o que foi trabalhado em aula.
Atrair a atenção dos alunos e mantê-los concentrados e envolvidos por meio dos recursos atrativos da Lousa.

VANTAGENS

Aulas mais dinâmicas e produtivas
Acesso às melhores tecnologias disponíveis
Conteúdos trabalhados de forma interativa
Banco de apresentações
As aulas gravadas podem ser distribuídas aos alunos
Mais interesse e participação dos alunos

MÉTODO MONTESSORI – OUTRO OLHAR SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM


O Método foi fundado pela médica italiana Maria Montessori, que defendia que a criança tem por si só a capacidade de aprender, basta que lhe sejam dadas ferramentas para isso. É uma filosofia de autoeducação através da cultura, reconhecimento de responsabilidades e liberação das potencialidades do ser humano. O processo de ensino e aprendizagem abrange então da gestante ao bebê, da criança ao adolescente e também o professor.
Na verdade, este método engloba um conjunto de práticas, materiais didáticos, teorias e mais do que isso, seu principal conceito é que a educação seja desenvolvida com base na evolução da criança e não o contrário.

Existem seis pilares educacionais no Método Montessori, que devem ser incluídos no processo educacional em união:
  • Autoeducação
  • Educação cósmica
  • Educação como ciência
  • Ambiente preparado, adaptável e sensível
  • Adulto preparado
  • Criança equilibrada
E o que quer dizer cada um destes conceitos?
  • Autoeducação: Diz respeito à capacidade inata que todo ser humano tem de aprender. A criança naturalmente explora o ambiente à sua volta, porque tem curiosidade, desejo por conhecer e descobrir. Por isso é tão importante ter um ambiente preparado para essas descobertas e também apresentar materiais adequados para as crianças, de modo que elas possam desenvolver suas potencialidades, cada uma a seu ritmo.


O Método

Método Montessori é o nome que se dá ao conjunto de teorias, práticas e materiais didáticos criado ou idealizado inicialmente por Maria Montessori. De acordo com sua criadora, o ponto mais importante do método é, não tanto seu material ou sua prática, mas a possibilidade criada pela utilização dele de se libertar a verdadeira natureza do indivíduo, para que esta possa ser observada, compreendida, e para que a educação se desenvolva com base na evolução da criança, e não o contrário.
Montessori escreveu que o desenvolvimento se dá em “períodos sensíveis”, de forma que em cada época da vida predominam certas características e sensibilidades específicas. Sem deixar de considerar o que há de individual em cada criança, Montessori pode traçar perfis gerais de comportamento e de possibilidades de aprendizado para cada faixa etária, com base em anos de observação.
A compreensão mais completa do desenvolvimento permite a utilização dos recursos mais adequados a cada fase e, claro, a cada criança em seu momento, já que as fases não são estanques e nem têm datas exatas para começar e terminar.
Dando suporte a todo o resto, os seis pilares educacionais de Montessori são:
  1. Autoeducação
  2. Educação como ciência
  3. Educação Cósmica
  4. Ambiente Preparado
  5. Adulto Preparado
  6. Criança Equilibrada
Autoeducação é a capacidade inata da criança para aprender. Por desejar absorver todo o mundo à sua volta e compreendê-lo, a criança o explora, investiga e pesquisa. O método Montessori proporciona o ambiente adequado e os materiais mais interessantes para que a criança possa se desenvolver por seus próprios esforços, no seu ritmo e seguindo seus interesses.
Educação Cósmica é a melhor forma de auxiliar a criança a compreender o mundo. De acordo com este princípio, o educador deve levar o conhecimento à criança de forma organizada – cosmos significa ordem, em oposição a caos -, estimulando sua imaginação e evidenciando que tudo no universo tem sua tarefa e que o ser humano deve ser consciente de seu papel na manutenção e melhora do mundo.
Educação como Ciência é a maneira de compreender a criança e o fenômeno educativo de acordo com Montessori, e defendida pela ciência de hoje. Em Montessori, o professor utiliza o método científico de observações, hipóteses e teorias para entender a melhor forma de ensinar cada criança e para verificar a eficácia de seu trabalho no dia a dia.
Ambiente Preparado é o local onde a criança desenvolve sua autonomia e compreende sua liberdade em escolas e lares montessorianos. O ambiente preparado é construído para a criança, atendendo às suas necessidades biológicas e psicológicas. Em ambientes preparados encontram-se mobília de tamanho adequado e materiais de desenvolvimento para a livre utilização da criança.
Adulto Preparado é o nome que damos, em Montessori, para o profissional que auxilia a criança em seu desenvolvimento completo. Esse adulto deve conhecer cientificamente as fases do desenvolvimento infantil e, por meio da observação e do domínio de ferramentas educativas de eficiência comprovada, guiar a criança em seu desabrochar, de forma que este se dê nas melhores condições possíveis.
Criança Equilibrada é qualquer criança em seu desenvolvimento natural. Por meio da. utilização correta do ambiente e da ajuda do adulto preparado, as crianças expressam características que lhes são inatas. Entre outras, encontram-se o amor pelo silêncio, pelo trabalho e pela ordem. Todas as crianças nascem com estas características e as desenvolvem melhor entre zero e seis anos.
Todos os princípios do método Montessori devem funcionar em união, para que a criança se desenvolva de forma completa e equilibrada. É necessário compreender a criança para identificar nela os sinais da eficiência daquilo que lhe está sendo oferecido. De acordo com Montessori, “uma das provas da correção do processo educacional é a felicidade da criança”.
O método Montessori tem sido utilizado em escolas por todo o mundo, desde o berçário até o Ensino Médio. Além disso, aplica-se Montessori em escolas especiais, clínicas de psicopedagogia e lares mundo afora. Clínicas de repouso aproveitam características do método montessoriano para o tratamento de demência e Alzheimer e iniciativas empresariais aplicam princípios do método para o melhor desenvolvimento de seus negócios.
Algumas das maiores personalidades do mundo moderno foram educacadas em Montessori. Entre eles, estão os fundadores da Google, e Andrew McAfee, colunista da Harvard Business Review.
Sergey Brin (co-fundador do Google):
“Cheguei no país com seis anos e imediatamente fui para uma escola Montessori. […] Eu realmente acho que me beneficiei da educação Montessori, que de algumas maneiras dá aos alunos muito mais liberdade para fazer as coisas do seu jeito, e para descobrir. Interessante que meu parceiro Larry Page também tenha ido a um jardim de infância e pré-escola Montessori; é algo que temos em comum. Eu acho mesmo que algum crédito da vontade de ir atrás de seus interesses… você pode ligar isso àquela educação Montessori”.
Andrew McAfee (Colunista da Harvard Business Review e pesquisador do MIT):
“Estou muito contente de saber que o método Montessori está começando a ser utilizado em escolas públicas [nos Estados Unidos]. E estou ansioso por mais pesquisas sobre as vantagens e desvantagens desta abordagem educacional. Até que me convençam do contrário, continuarei a acreditar em Montessori e a recomendá-lo para os pais”.
Você encontra abaixo vídeos com trechos do texto acima e com explicações sobre o método Montessori. O compartilhamento é livre e desejável, mas agradecemos por você não editar os vídeos de nenhuma maneira.







Obrigado

Obrigado

Artes Design Informática

Artes Design Informática
Clique e Acesse Site

Postagens populares

Dicas de Moda & Beleza

Dicas de Moda & Beleza
Acesse