terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Autista

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Jovem escritora com sinais de autismo supera desafios e lança primeiro livro


O ano de 2013 foi um marco para a jovem carioca Rafaela Poggi Zylberstajn, que apresenta um transtorno semelhante ao autismo, mas sem diagnóstico conclusivo. Rafa, como é carinhosamente chamada, completou 21 anos, terminou o ensino médio e lançou seu primeiro livro, Fairy Rainbow (Fada do Arco Íris, em tradução livre). A história em quadrinhos no estilo japonês dos mangás trata de uma fada que enfrenta três bruxas interessadas em controlar o mundo. A publicação tem prefácio do escritor e cartunista Ziraldo, seu incentivador.
As conquistas de Rafaela são uma prova do quanto é importante o amor e a dedicação dos pais, a devida orientação e o incentivo à expressão pessoal por meio da arte. O exemplo de Rafaela foi tema de reportagem no Programa Ecnontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo e também será mostrado na novela Amor à Vida, de Walcir Carrasco. A novela tem na trama  a história de Linda (Bruna Linzmeyer), uma jovem com autismo. O capítulo está previsto para ir ao ar nesta segunda-feira (6).
Rafaela é filha da jornalista Christina Poggi, que morou com a família em Fortaleza de 2005 a 2009 e trabalhou na Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing da Universidade Federal do Ceará e na TV Cidade. Christina conta que Rafaela nasceu saudável, mas aos poucos começou a apresentar sinais de que não interagia com o mundo a sua volta. Com um ano de idade, a menina não falava e era como se vivesse num universo próprio. Autismo e Síndrome de Asperger foram diagnósticos feitos, mas nunca fechados.
Na idade escolar, Rafa e os pais enfrentaram desafios de encontrar um estabelecimento onde a educação inclusiva ocorresse de fato. A menina passou por várias escolas. Tanto em Fortaleza como no Rio de Janeiro, para onde a família voltou, a persistência e dedicação dos pais foi exemplar.
O pai de Rafaela, o consultor de marketing Sérgio Abreu, chegou a revelar em entrevista ao site Conexão Professor (www.conexaoprofessor.rj.gov.br) no Rio: “O ensino privado não está preparado para ajudar crianças com necessidades especiais. Já que não conseguiam entender e ensinar o básico, como ler e escrever, optamos então por mudá-la para uma escola pública. Foi daí que uma nova porta se abriu e caminhos foram descobertos para chegarmos ao mundo dela, e ela para chegar ao nosso”.
Amor e arte
O caminho para o desenvolvimento de Rafaela passou pelas trilhas do amor, da dedicação, da arte e da comunicação. Admiradora da cultura japonesa, já em Fortaleza ela participava de festivais como o Sana Fest, paraíso para os fãs dos animes, mangás, tokusatsu (filmes de efeitos especiais) e outras expressões afins. Por meio dos desenhos inspirados em  “anime de meninas”, como “Sailor Moon”, “Meninas Super Poderosas” e “Clube das Winx”, Rafa começou a expressar seu mundo e estabelecer pontes com as outras pessoas.
Ainda em Fortaleza, os pais matricularam Rafaela nas Oficinas de Histórias em Quadrinhos coordenadas pelo professor e jornalista Ricardo Jorge de Lucena, do Curso de Comunicação Social da UFC. Na Casa Amarela Eusélio Oliveira, também da UFC, Rafaela teve aulas de cinema de animação. Essas são atividades de extensão, abertas à comunidade. De volta ao Rio, a jovem apresentou grande avanço quando a passou a estudar na Escola Estadual Vicente Jannuzzi, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, onde concluiu o Ensino Médio. Na escola, ele teve acompanhamento da mediadora educacional Márcia Regina Pimenta, que compareceu, orgulhosa, ao lançamento do livro de Rafaela, em 12 de dezembro, por ocasião da formatura da turma.
O poder da palavra
Em entrevista ao jornal O Globo, Rafaela revelou: “Às vezes, as palavras têm muito poder. Às vezes, nos afetam. Quando escrevo, faço diálogos de forma amigável, evito palavrões que são ofensivos. As palavras são usadas para a comunicação entre pessoas. Por isso, as escolho com muito cuidado. E prefiro as boas”. Com o ensino médio concluído, ela planeja fazer curso superior na área de mídias digitais e já avisou aos pais que pretende também se matricular numa autoescola.
Saiba mais neste inspirador relato enviado pela mãe de Rafaela para a Agência da Boa Notícia:

Perseverança é Conquista
Por Christina Poggi
Muito se fala neste novo milênio sobre interação, meio ambiente, minorias, economia criativa... e por aí vai.  A jornada de pessoas , crianças , adolescentes ou até adultos já é cheia de percalços e conquistas sem que elas apresentem alguma dificuldade, ou motora , de cognição, de comportamento ou qualquer outra dificuldade que ainda é considerada como exclusiva dentro de uma Sociedade. Mas isto está mudando,   e o primeiro passo é aceitar que existem os diferentes e que eles podem sim conviver, estudar, trabalhar, ser um Cidadão completo. Estar inserido dentro do contexto social, convivendo e sendo cobrado como todos os outros , mas com uma ajuda diferenciada para cada caso, mostra que o diferente existe e que todos devem ser respeitados.
  No caso da Rafaela, foi difícil fechar um diagnóstico, suspeitávamos de autismo, mesmo os psicoteraupeutas que, durante anos, trabalharam com ela não tinham certeza. Depois de passar por várias escolas particulares que não conseguiram entender e ensinar para ela o básico, ler e escrever, mudamos para a Escola Pública.
  Quando a Educação inclusiva foi regulamentada pela LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. de Diretrizes e Bases da Educação após a Declaração de Salamanca   em 1994 o conceito de educação inclusiva ganhou maior notoriedade. A ideia é de que as crianças com necessidades educativas especia  is sejam incluídas em escolas de ensino regular e para isto todo o sistema regular de ensino precisa ser revisto, de modo a atender as demandas individuais de todos os estudantes.
   O Artigo 58 da Lei diz: Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.  (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)
Uma nova porta se abriu, caminhos foram buscados para chegarmos ao mundo dela e ela para chegar ao nosso. Sim ela tinha um mundo dela e nós não fazíamos parte, pois não conseguíamos nos comunicar. A arte foi o meio de comunicação e a história em quadrinhos a ferramenta para entendermos o mundo dela e ela entender o nosso. Nunca desistimos, sempre procuramos meios e formas, curso de Animação na Casa Amarela Eusélio Oliveira na Universidade Federal do Ceará e o Curso de Extensão   em HQ da Faculdade de Comunicação também da UFC,  para ela se comunicar e interagir com os dois mundos, e nos fazer entender que existe outros mundos que não o nosso corriqueiro de todo o dia, ela nos ensinou a parar, e ver que tem muito a se descobrir. Ela foi entrevistada pelo programa Encontros com Fátima Bernardes em julho de 2012. Neste dia 12 de Dezembro ela vai lançar (lançou) seu primeiro volume de história em quadrinhos, vai ser no Colégio onde ela acabou de completar o Ensino Médio, a Escola Estadual Vicente Jannuzzi, às 10h. Ziraldo faz a apresentação dela no livro e é também um grande incentivador.
Christina Poggi é jornalista – Contato: cris.poggi@gmail.com

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